41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Inventário de GEE na Construção Civil

A construção civil é um dos setores mais impactantes em termos de emissões de gases de efeito estufa (GEE), representando mais de 33% das emissões globais (em 2022), isso se deve ao uso intensivo de materiais, energia e processos que contribuem significativamente para as mudanças climáticas.

Dado isso, tem sido cada vez mais importante a mensuração de indicadores fundamentais para uma gestão eficiente durante a execução da obra, desde a fase de concepção do projeto até o entrega do empreendimento para uso, considerando os materiais a partir de sua extração até a chegada ao canteiro, maquinários, entre outros.

Essa ação pode ser motivada por diferentes razões: o interesse em tornar o ambiente melhor e gerar impactos positivos; a preocupação com a sustentabilidade dos negócios; as exigências regulatórias; o desejo de se destacar no mercado; a obtenção de selo de construção sustentável; a cautela sobre o risco reputacional; ou a percepção do crescente interesse dos stakeholders na agenda ESG.

No 11º Roadshow COIC – Sustentabilidade (junho de 2024), um evento promovido pela Sinduscon-PR em parceria com a CBIC com o tema Engenharia, Sustentabilidade e Inovação para uma Construção de Baixo Carbono, foi, inclusive, apontado que 98% dos investidores do setor imobiliário usam os dados ESG em seus processos para avaliação de risco e oportunidade.

Sendo assim, o inventário de GEE na construção civil é uma ferramenta essencial para medir e gerenciar essas emissões, permitindo a implementação de estratégias de mitigação e melhoria da sustentabilidade ambiental das obras.

O principal objetivo de um inventário de GEE é, então, quantificar as emissões de gases que contribuem para as mudanças climáticas como dióxido de carbono (CO₂), metano (CH₄) e óxidos de nitrogênio (NOₓ) ao longo de todo o ciclo de vida de uma construção, considerando a produção de materiais, processo de construção, uso e manutenção e disposição final dos resíduos.

Ao realizar o inventário de GEE na construção civil destaca-se a identificação de fontes de emissão, o planejamento sustentável, a conformidade com a legislação e a melhoria da imagem corporativa.

A nossa equipe pode te auxiliar nessa jornada mais sustentável contando com a ferramenta INGEE que é um software para cálculo e gestão de emissões de gases de efeito estufa. Esse sistema permite a inserção de dados da instituição inventariante, nesse caso da obra em questão, o cálculo das emissões em tempo real e a elaboração automática do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa. Dessa forma, é possível uma análise estratégica do desempenho da organização, desenvolver ações eficazes para reduzir a pegada de carbono das construções, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas e promovendo um futuro mais sustentável para todos.

Entre em contato conosco, será um prazer auxiliá-lo(a)!

Pamela Binda

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná -UFPR e pós graduação em Perícia e Auditoria Ambiental pela UNINTER.

Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x