jan
O Engenheiro Ambiental

O Engenheiro Ambiental atua no mercado a fim de buscar minimizar os efeitos negativos das atividades humanas sobre o Meio Ambiente, ou seja, o principal objetivo é promover um equilíbrio entre as atividades antrópicas e os recursos presentes na natureza. O foco não é evitar que uma árvore seja derrubada, mas sim, uma vez derrubada a árvore, encontrar formas de compensar o impacto, considerando sempre o fato de que a sociedade e a economia precisam se desenvolver e crescer. Muitos erroneamente confundem o Papel do Ambientalista com as atribuições do Engenheiro Ambiental. Segundo a Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais – ANEAM a função do Engenheiro Ambiental é “No Brasil a Engenharia Ambiental é voltada para o desenvolvimento econômico sustentável com a função de resolver problemas concretos de prevenção e remediação (atividade corretiva) diante das ações antrópicas mediante aplicações da tecnologia disponível, pontual e localmente apropriada respeitando os limites dos recursos naturais”.
Este profissional pode atuar em Organizações Públicas como Órgãos Ambientais ligados à água, energia, fiscalização e licenciamento; Privadas, principalmente em grandes indústrias e consultorias e também em ONG’s.
Para conhecer especificamente a função desempenhada por um Engenheiro Ambiental dentro de uma Consultoria Ambiental, veja o artigo: http://wordpress-416460-1311487.cloudwaysapps.com/consultoria-ambiental-para-que-serve/
Para se tornar um Engenheiro Ambiental existem bons cursos de Graduação espalhados pelo país, a duração dos mesmos varia de 4 a 5 anos. Por se tratar de um curso multidisciplinar as disciplinas ofertadas vão desde matérias comuns a todas as Engenharias como: Cálculo, Geometria, Física, passando por Programação de Computadores, AutoCad, Desenho Técnico à matérias como Hidráulica, Modelagem, Gerenciamento de Projetos, Topografia, Gestão Ambiental, Emissões Atmosféricas, Tratamento de Água e Esgoto, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, entre outras.
A primeira turma de Engenharia Ambiental foi criada em 1992 em Palmas/TO cuja data de formatura foi em 31 de Janeiro de 1996, dia em que se comemora o Dia do Engenheiro Ambiental
Segundo o guia de Carreiras do G1 “(…) Pesquisas apontam que a profissão é uma das mais promissoras do futuro e a crescente onda da preocupação ecológica cria novos nichos de mercado e oferta de vagas”.
Juliana de Moraes Ferreira é Engenheira Ambiental e Especialista em Gestão de Energia.