41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Reciclagem do “Isopor”

O EPS, poliestireno expandido, conhecido como Isopor, é um plástico 100% reciclável, porém o índice de reciclagem ainda é baixo. Isso pode ser devido à falta de conhecimento da população. Segundo uma pesquisa realizada por um empresa de embalagens de São Paulo, apenas 7% dos brasileiros sabem disso.

Para se ter uma ideia o Brasil em 2008 reciclava apenas 8,4%, mas esse índice vem aumentando cada ano que passa, já em 2014 esse percentual foi de 35%.

Existem mais de 20 Usinas de reciclagem desse material, em Campo Magro, região metropolitana de Curitiba, desde 2009 funciona uma máquina recicladora de Isopor.

O processo de reciclagem inicia com a coleta desse material por meio da coleta seletiva e encaminhada para Usina de Reciclagem em Campo Magro, em seguida, o material passa pela máquina de reciclagem que retira o gás da sua composição e o compacta para serem transportados para Santa Catarina.

Em Santa Catarina esse material passa por um segundo processo, este é triturado, derretido e granulado, podendo então ser utilizado para fabricação de novos produtos.

Esse material reciclado pode ser aplicado como matéria –prima na produção de molduras, rodapés, perfis de obras civis, solado para calçado e pode ser misturado em argamassa e concreto leve.

Podemos perceber que esse material tem diversas aplicações e a reciclagem é um processo relativamente simples, mas o que dificulta é o transporte, pois é um material leve e volumoso e também a falta de consciência das pessoas.

 Maíra Caires Aquino é Engenheira Ambiental e especialista em Construções Sustentáveis 

Maíra Caires Aquino
Maíra é Engenheira Ambiental e Diretora Técnica na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2012 e cursou Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2014.
Increver-se
Notificar-me
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Leonolda
Leonolda
3 anos atrás

Conteúdo ótimo. Eu estou e quero ajudar primeido o meu planeta

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

1
0
Would love your thoughts, please comment.x