41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Para que serve o Inventário de Gases de Efeito Estufa em empreendimentos industriais?

A fim de buscar um equilíbrio entre a conservação do Meio Ambiente e o crescimento econômico, prevendo que os recursos naturais estejam presentes e nas mesmas quantidades e qualidades para as gerações futuras, os programas de sustentabilidade, que tem como componentes os aspectos de emissões atmosféricas, água, resíduos, efluentes, biodiversidade e questões sociais, devem estar na pauta de empresas e governos.

A elaboração de Inventários de Gases de Efeito Estufa vai de encontro com este preceito atendendo a uma das linhas que podem ser trabalhadas dentro de uma organização a fim de reduzir os impactos antrópicos sob o Meio Ambiente.

Além disso, a realização de Inventários de Gases de Efeito Estufa vai de encontro aos preceitos presentes no Protocolo de Kyoto, que tem por intenção promover a diminuição das emissões desses gases ao redor do mundo. E ainda, permite às organizações identificarem e quantificarem suas emissões para a partir de então visualizar oportunidades de novos negócios no mercado de carbono, atrair novos investimentos, planejar processos que garantam eficiência econômica, energética ou operacional, melhorar a imagem da empresa através do seu compromisso com as Mudanças Climáticas e é um pré-requisito para a elaboração de projetos de compensação, bem como para a solicitação do licenciamento ambiental em alguns estados brasileiros, sendo essa uma tendência para os demais estados.

Esta ferramenta é o primeiro passo para identificar as principais fontes e o nível de emissão atmosférica de uma organização, de forma a avaliar e estabelecer estratégias para a redução e compensação das emissões, assim empresas e órgãos públicos reconhecem suas responsabilidades frente às questões ambientais, mais especificamente no contexto das Mudanças Climáticas.

A prática da elaboração de Inventários de Gases de Efeito Estufa visa, em conjunto com outros aspectos, embasar um novo modelo de gestão organizacional em que ambiente, sociedade e retorno econômico sejam igualmente considerados na tomada de decisão.

(29/05/2015)

Juliana de Moraes Ferreira é Engenheira Ambiental e Especialista em Gestão de Energia.

Juliana de Moraes Ferreira
Juliana é Engenheira Ambiental e Diretora Financeira na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Gestão de Energia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2011, e habilitação para atuação como Auditora Interno Integrado ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007.
Increver-se
Notificar-me
guest
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto Cesar Cunha
Roberto Cesar Cunha
9 anos atrás

Parabéns Juliana pela iniciativa.

Roseli
Roseli
9 anos atrás

Bem embasada a questão….

Cleriston Nogueira
Cleriston Nogueira
9 anos atrás

Ola Juliana tudo bem , sou técnico de meio ambiente e graduando em engenharia ambiental e sanitária a que em fortaleza , achei bastante importante esse inventario de emissões trabalhei com qualidade doar por três anos e oito meses , gostaria de saber se você teria um modelo de inventario que possa disponibiliza .

nogueiracleriston@gmail.com

Anderson
Anderson
9 anos atrás

Parabéns julia !!

Equipe Sinergia
Administrador
Equipe Sinergia
9 anos atrás
Reply to  Anderson

Obrigada Anderson!

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

5
0
Would love your thoughts, please comment.x