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Seja o destaque no seu ramo de negócios em 2016!

O ano de 2015 foi muito desafiador e atípico para a maioria das empresas brasileiras. A perspectiva é que 2016 seja parecido com o ano de 2015, mas todos esperamos que o mercado se aqueça o mais rápido possível.
E então, já imaginou que ótimo seria se destacar no seu ramo de negócio e ainda de sobra economizar dinheiro e conquistar novos mercados e clientes?
Grandes empresas como L’Oréal, O Boticário, Natura, entre tantas outras tem adotado uma política de compras que se baseia em crescimento mútuo, confiança e padrões elevados, ou seja, essas empresas valorizam os aspectos econômicos, éticos e socioambientais dos seus fornecedores, pois elas compreendem que a responsabilidade envolve todas as partes da cadeia e por isso exigem inovações na área ambiental, social, de saúde e segurança ocupacional.
Dessa forma, essas empresas avaliam diversas questões que vão além do valor da proposta comercial da sua empresa. Elas analisam se a sua empresa possui programas sociais e ambientais e o mais importante, se esses programas estão sendo aplicados e incorporados no dia a dia da empresa e quais são os seus resultados.
Portanto, se você tem interesse em atingir mercados desse nível, é muito importante que comece a inserir programas socioambientais no seu dia a dia. Esse investimento, além de dar a oportunidade da sua empresa estreitar o relacionamento com empreendimentos desse porte, ainda trazem retorno financeiro.
Um exemplo bem simples: se a sua empresa ainda não possui uma gestão eficaz de resíduos sólidos por exemplo, e gestão eficaz não quer dizer que possui um bonito e apresentável Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos que está na gaveta pronto para ser apresentado em uma fiscalização do órgão ambiental, a gestão ambiental de resíduos sólidos compreende: separação correta de resíduos, redução da geração, dar prioridade para o reaproveitamento e reciclagem dos resíduos para só então dispor em aterros, contratar empresas de transporte e destinação final devidamente licenciadas, controlar os documentos e certificados, entre tantas outras coisas.
A partir do momento em que a sua empresa reduz a geração de resíduos, é possível economizar com os custos de transporte e destinação final. A separação correta também pode trazer economia. Veja como: suponha que você pague R$ 200,00 por tonelada do seu resíduo para destinar para aterro, gere 15 toneladas por mês e não faça a separação. O seu custo mensal é de aproximadamente R$ 3.000,00. Agora, imagine se a sua empresa implantar um programa de separação de resíduos, diminuir para 10 toneladas por mês a destinação para aterro e vender a tonelada de reciclável por R$ 300,00 sendo que a quantidade total é de 5 toneladas. A sua empresa economizaria R$ 1.000,00 por mês e ainda ganharia R$ 1.500,00 mensais com a venda de materiais. No final de um ano o acumulado dessa economia é de R$ 12.000 e uma receita de R$ 18.000,00, nada mal! Uma outra opção seria fazer a doação dos materiais recicláveis para alguma associação de catadores da região, isso pode te dar uma ótima visibilidade no mercado.
A sustentabilidade abrange muitas outras questões, como: água, energia, matéria-prima, comunidade local, os colaboradores, entre outros em que a economia e a taxa de retorno também podem ser medidas.
Por fim, lembre-se que externalizar essas ações e programas aos seus stakeholders. Para saber como, veja a matéria Como divulgar os resultados das ações socioambientais promovidas pela sua empresa?
Portanto, fica como dica: aproveite o ano de 2016 para implantar programas e ações socioambientais e faça dessa crise a grande oportunidade para o seu negócio crescer.
Conte com a Sinergia Engenharia, o caminho para o seu negócio crescer de forma sustentável!
(18/12/2015)
Jéssica de Miranda Paulo é Engenheira Ambiental, especialista em Planejamento e Gestão de Negócios e mestranda do Programa Internacional de Mestrado Profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial