41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Como está a qualidade dos rios de Curitiba?

Se você tem aproveitado os dias de sol e calor que tem feito na capital e foi até o parque Barigui, deve ter se deparado com um totem com informações do índice de qualidade do Rio. Outros totens como da imagem acima foram colocados em ouros lugares também como no parque Bacacheri, na rua Brasílio Itiberê e outros.

Entre 2013 e 2015 as sub-bacias de Curitiba foram monitoradas e passaram por uma avaliação de qualidade. Foram feitas durante esse período 96 avaliações no total.

Esta avaliação foi feita pelo Índice de Qualidade da Água – IQA, este índice é composto por nove (9) parâmetros os quais são indicadores de contaminação pelo lançamento de esgoto doméstico.

Dependendo do resultado do IQA o rio pode ser classificado como ótimo, boa, razoável, ruim, péssima. Dos resultados divulgados no final do ano passado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SMMA, a maioria das avaliações resultaram em IQA ruim em 62,5% dos corregos, seguido com 21,8% de IQA razoável e 14,5% de IQA péssimo. Apenas uma avaliação resultou em IQA bom na nascente do Rio Tapajós injectable sustanon 250 for sale  e nenhuma em ótimo.

Com esse diagnóstico espera-se que a prefeitura tome medidas para melhorar a qualidade dos nossos rios.

(29/01/2016)

Maíra Caires Aquino é Engenheira Ambiental e Especialista em Construções Sustentáveis.

Maíra Caires Aquino
Maíra é Engenheira Ambiental e Diretora Técnica na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2012 e cursou Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2014.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x