41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

As eleições e o meio ambiente

eleições e o meio ambiente

No dia 02 de Outubro de 2016 ocorrerá o primeiro turno das eleições municipais. Em Curitiba por exemplo, são 9 candidatos a prefeito e 1.071 candidatos a vereador concorrendo a 1 e 38 vagas, respectivamente.

E então, como selecionar um entre tantos candidatos? A questão do voto consciente vem sendo muito discutida pela mídia e além de todas aquelas recomendações que temos vivenciado no dia dia, deixamos aqui a nossa visão no que se refere a este tema.

Como já foi comentado neste blog no passado, entendemos que entre tantas necessidades e carências das nossas cidades, deve-se priorizar também ações relacionadas ao saneamento básico, ambiental e a mobilidade urbana.

Saneamento, como o próprio termo diz, é básico. Quando há falha neste sistema, as consequências tem efeito dominó: mais pessoas necessitam de atendimentos nos postos de saúde, maior demanda por saúde, postos lotados, falta de remédios, há baixa produtividade dos trabalhadores, etc.

Saneamento ambiental é mais amplo, inclui-se aqui qualidade do ar, do solo, destinação dos resíduos sólidos, impactos ambientais e educação ambiental que quando mal gerenciados trazem as mesmas consequências citadas anteriormente (para ver mais, clique aqui).

Ressaltamos ainda que: “dados divulgados pelo Ministério da Saúde, afirma que para cada R$1,00 investido no setor de saneamento, economiza-se R$4,00 com hospitais e doença”.

Já estamos vivenciando as consequências na má gestão de saneamento (lembra da dengue, da Chikungunya e o vírus da Zika?) e sim, precisamos de qualidade no atendimento mas além disso, precisamos de investimento na prevenção .

No que se refere a mobilidade urbana, entendemos que é urgente a elaboração e implantação de medidas que beneficiem os transportes alternativos. A priorização do transporte individual traz impactos negativos para a cidade como o aumento de congestionamentos, desperdício de tempo e combustível, aumento da poluição atmosférica e de ocupação de espaço público. Cabe aos administradores tomarem medidas para fornecer transporte de qualidade à população de forma que o cidadão possa escolher a opção do transporte público não simplesmente por não ter outra opção.

Por isso, deixamos uma pergunta a você, eleitor: é melhor prevenir ou remediar?

(30/09/2016)

Jéssica de Miranda Paulo é Engenheira Ambiental, especialista em Planejamento e Gestão de Negócios e mestranda do Programa Internacional de Mestrado Profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial

Jéssica de Miranda Paulo
Jéssica é Engenheira Ambiental e Diretora Comercial da Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, pós-graduação em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE Centro Universitário em 2013 e mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o Senai e a Universidade de Stuttgart (2017). Em 2016, participou como bolsista DAAD - Deutscher Akademischer Austauschdienst do Curso de Extensão Internacional de Meio Ambiente na Universidade de Stuttgart (Alemanha). Autora do livro “Termo de Referência para Estudos de Impacto de Vizinhança em Municípios Paranaenses”, publicado em 2018.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x