41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Impactos do uso do agrotóxico

Define-se como agrotóxicos, produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, utilizados nos setores de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, pastagens, proteção de florestas nativas ou plantadas, e de outros ecossistemas e de ambientes urbanos, hídricos e industriais, cuja a finalidade seja alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos. Também são considerados agrotóxicos as substâncias e produtos empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores de crescimento. (BRASIL, 1989)

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, nos últimos quarenta anos o consumo teve um aumento de 700%.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, estudos epidemiológicos associam a exposição ao agrotóxico ao desenvolvimento de vários tipos de câncer, disfunções endócrinas, alterações neurológicas, hepáticas, renais e imunológicas, e ao comprometimento do sistema reprodutivo e ocorrência de malformações congênitas.

Com relação ao meio ambiente a aplicação de agrotóxicos pode contaminar o solo e os sistemas hídricos, culminando numa degradação ambiental que teria consequências irreversíveis.

(18/11/2016)

Maíra Caires Aquino é Engenheira Ambiental e Especialista em Construções Sustentáveis.

Maíra Caires Aquino
Maíra é Engenheira Ambiental e Diretora Técnica na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2012 e cursou Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2014.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x