41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Você é o que você faz!

O texto desta semana é para provocar uma reflexão sobre comportamentos que estão cada vez mais recorrentes no nosso dia dia, inclusive no ambiente corporativo da área ambiental: elaboração de projetos com pouca fundamentação técnica, parcialidade nos estudos ambientais, alterações de laudos analíticos, beneficiamento de certas empresas nas contratações, entre outros. Nesse mundo tão bagunçado, pergunto: afinal, qual sua maior motivação diária? O que você acredita ser o mundo ideal? Você tem trabalhado para isso? E a ética dos seus comportamentos? O que é ética para você?

De acordo com o dicionário Michaellis, ética é:

1) Ramo da filosofia que tem por objetivo refletir sobre a essência dos princípios, valores e problemas fundamentais da moral, tais como a finalidade e o sentido da vida humana, a natureza do bem e do mal, os fundamentos da obrigação e do dever, tendo como base as normas consideradas universalmente válidas e que norteiam o comportamento humano.

2) Conjunto de princípios, valores e normas morais e de conduta de um indivíduo ou de grupo social ou de uma sociedade.

Os engenheiros, em sua colação de grau, fazem o juramento da sua profissão. Cada engenharia tem um juramento, mas o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) define o seguinte juramento para os profissionais de engenharia: “Prometo que, no cumprimento do meu dever de engenheiro, não me deixarei cegar pelo brilho excessivo da tecnologia, jamais me esquecendo de que trabalho para o bem do Homem e não da máquina; respeitarei a natureza, evitando projetar ou construir equipamentos que destruam ou poluam o equilíbrio ecológico; colocarei todo o meu conhecimento científico a serviço do conforto e desenvolvimento da Humanidade. Assim sendo estarei em paz comigo e com Deus”.

Um dos principais valores da Sinergia Engenharia é a Integridade, pois acreditamos que atitudes corretas, justas e transparentes contribuem para uma sociedade direcionada à coletividade, afinal somos atores nessa sociedade. Portanto, prezamos sempre por comportamentos corretos, honestos, decentes e confiáveis. Não aceitamos qualquer ação que vai em desencontro com o que prezamos como, burlar regras ou “dar um jeitinho brasileiro”.  

Portanto, a ética deve ser uma prática, não apenas uma preocupação. Quando agimos de forma correta, alimentamos uma corrente do bem que pode inspirar mais e mais pessoas a agirem de forma honesta.

E você? Tem praticado a ética nas suas ações diárias?

Maíra Caires Aquino
Maíra é Engenheira Ambiental e Diretora Técnica na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2012 e cursou Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2014.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x