41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

MULHERES NA ENGENHARIA: ESPAÇO NO MERCADO CRESCE

As mulheres estão quebrando o “tabu” de que as engenharias, e as Ciências Exatas como um todo, são só para homens. Os maiores problemas encontrados em sala de aula tanto por parte de colegas como por professores, e no ambiente de trabalho são assédios físicos e morais, vivenciados diariamente por mulheres que por opção ou escolha estão no mundo da engenharia.

Dados do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), apontam que o número de mulheres engenheiras registradas por ano no sistema passou de 13772 em 2016 para 19585 em 2018 – um crescimento de 42%.

Mesmo com esse crescimento, ainda há um longo caminho a percorrer, a busca por reconhecimento, renda e independência, direciona cada vez mais as mulheres para essa área, mesmo tendo renda de 21% menor que um homem no mesmo cargo.

No estado do Paraná foi criado o Comitê das Mulheres, iniciativa do CREA-PR, com o objetivo de desmistificar alguns conceitos e avanços nas conquistas, buscando a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres na engenharia.

A Sinergia Engenharia é uma empresa fundada por mulheres, está sendo referência de muitas acadêmicas de engenharia, principalmente na área ambiental, por ter ganho respeito no mercado e mostrando que as mulheres podem sim ter seu espaço na Engenharia, expondo suas competências.

Thayoná Souza de Oliveira é acadêmica de Engenharia Ambiental da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x