41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

O que são Procedimentos Ambientais e para que servem?

Processo é qualquer atividade que recebe uma entrada e converte em saída. As entradas são os insumos que serão necessários para alcançar os resultados almejados, desde recursos humanos, materiais e equipamentos, até recursos financeiros. Enquanto que as saídas são os resultados esperados. É como uma receita de bolo!

A criação e a efetiva utilização de procedimentos é uma forma de agregar valor a empresa. A organização deve ainda prover treinamentos e eleger responsáveis os quais terão autoridade para a implementação, operação e controle eficaz dos processos elaborados.

A elaboração de procedimentos ambientais é prática fundamental para organizações que estão almejando a ISO 14.001. A elaboração destes permite uma abordagem sistemática de controle de aspectos e impactos ambientais relevantes para a organização e sob as quais ela tenha um interesse em promover uma melhoria contínua, aumentando assim o seu desempenho ambiental.

Os procedimentos devem estar disponíveis e adequados para uso, onde e quando forem necessários. Devem conter título, data, autor, controle de alterações, local de armazenamento e tudo o que for necessário para se ter confiança de que as etapas sejam realizadas conforme planejadas e que os resultados sejam obtidos conforme o esperado.

Os POP’s dotados de uma abordagem ambiental devem ser destinados a todos os níveis hierárquicos da organização, a fim de que a organização adote uma postura verdadeiramente estratégica quanto a este quesito, demostrando seu comprometimento com as questões ambientais e a cultura da organização. Neste sentido os POP’s devem estabelecer controles apropriados para assegurar que os requisitos ambientais sejam atingidos, devem ser coerentes com a perspectiva do ciclo de vida, devem manter processos necessários para preparar-se e responder a potencias situações de emergência, conforme identificados no Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais – LAIA, devem ser elaborados visando atender aos requisitos legais e dos clientes, entre outros, a fim de que a organização alcance os resultados almejados conforme sua Política Ambiental.

A Sinergia Engenharia elabora procedimentos ambientais para clientes de assessorias ambientais, bem como organizações que estão almejando uma certificação ambiental.

Juliana de Moraes Ferreira
Juliana é Engenheira Ambiental e Diretora Financeira na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Gestão de Energia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2011, e habilitação para atuação como Auditora Interno Integrado ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x