41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Meio Ambiente na Revolução 4.0

O mundo já passou por três revoluções industriais e está caminhando para a quarta. A primeira revolução industrial aconteceu no ano de 1780 e foi um marco na história, pois é onde iniciaram as mecanizações do processo industrial. No ano de 1870, quase 100 anos depois, aconteceu a segunda revolução com a eletrificação da fábrica e desta forma iniciou-se a produção em massa. Já a terceira revolução foi a de automação, que iniciou em 1969 (MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS, 2020). A partir dos anos 2000 iniciou-se a revolução industrial 4.0 que envolve inteligência artificial, robótica, big data e outros que têm a fusão do mundo físico, digital e biológico.

No aspecto do Marketing 4.0, a revolução é digital, ou seja, a presença é online e há adoção de novas tecnologias, conceitos e abordagens. As principais características são (LINA BENNEMANN, 2020):

  • Foco em colaboração;
  • Objetivo de envolver o cliente;
  • As empresas veem o mercado como ser humano social;
  • Colaboração é o conceito chave;
  • Proposta de valor visa o aspecto social;
  • A interação com o consumidor é híbrida.

O Marketing 4.0 provoca o senso verdadeiro de responsabilidade, ou seja, o mercado não está mais satisfeito com o que a empresa diz, mas sim se está de fato fazendo o que está apresentando. Isto inclui a questão do impacto que as empresas estão gerando no mundo e como podem contribuir para o bem de todos.

No aspecto de meio ambiente e sustentabilidade, as empresas devem, portanto, implantar de fato estratégias que em muitos casos são somente divulgadas, sem ação efetiva. O cliente, do outro lado, está cada vez mais conectado e consegue selecionar a melhor compra, considerando diversos fatores, incluindo o respeito ao meio ambiente e a sociedade.

Alguns exemplos desta nova revolução que já fazem parte do nosso dia-dia são: compartilhamento de carros, bicicletas e patinetes, possibilidade de escolher energias de fontes mais renováveis, aplicativos de brechós online, tecnologias adaptadas visando a inclusão de pessoas com deficiência e idosos  e outros serviços que cada vez mais estão voltadas para o consumidor cada vez mais consciente.

De forma prática, as empresas devem planejar ações que vão além das regras básicas a serem cumpridas, mas repensar seus negócios visando o impacto positivo na sociedade e ao meio ambiente.

E a sua empresa, já está pronta para a nova revolução?

 

Jéssica de Miranda Paulo
Jéssica é Engenheira Ambiental e Diretora Comercial da Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, pós-graduação em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE Centro Universitário em 2013 e mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o Senai e a Universidade de Stuttgart (2017). Em 2016, participou como bolsista DAAD - Deutscher Akademischer Austauschdienst do Curso de Extensão Internacional de Meio Ambiente na Universidade de Stuttgart (Alemanha). Autora do livro “Termo de Referência para Estudos de Impacto de Vizinhança em Municípios Paranaenses”, publicado em 2018.
Increver-se
Notificar-me
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
Prepare sua empresa para o que vem depois – Sinergia Engenharia
3 anos atrás

[…] mais apenas um discurso e quem não se atentar vai ficar para trás. Acompanhe a matéria sobre Meio Ambiente na Revolução 4.0. Em Janeiro deste ano o presidente do Banco Central já afirmava que grandes investidores […]

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

1
0
Would love your thoughts, please comment.x