41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Qualificação Ambiental, como saber se uma empresa possui cadastro no IBAMA?

A fim de avaliar se uma empresa está apta à prestação de um determinado serviço, anteriormente à contratação, sugere-se que seja feita uma Qualificação Ambiental no terceiro para o caso de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais.

Os documentos primordiais a serem solicitados são: a licença ambiental da empresa, com a verificação da data de validade da mesma e as atividades nela autorizadas e o Cadastro Técnico Federal do Ibama. Para o caso da contratação de uma empresa de transporte de resíduos no Paraná, por exemplo, além destes dois documentos, faz-se necessário ainda verificar se a empresa emite Manifesto de Transporte de Resíduos – MTR, Certificado de Destinação Final – CDF e se ela está cadastrada no município.

Ainda considerando o estado do Paraná, para consultar se uma empresa tem licença ambiental emitida pelo Instituto Água e Terra – IAT basta informar o CNPJ da empresa no link: Licenças Ambientais Concedidas pelo IAT, caso o documento esteja dentro do prazo de validade, o sistema disponibiliza uma cópia para consultas. Cabe ressaltar que alguns municípios do estado tem autorização para emitir licenças ambientais, como é o caso de Curitiba e Pinhais, por exemplo, neste caso as licenças emitidas não estarão disponíveis no site do IAT.

O Cadastro Técnico Federal – CTF do Ibama é um dos instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente previsto na Lei 6.938/1981 alterada pela Lei 10.165/2000. Os dados e informações coletadas pelo sistema têm o objetivo de gerar informações para o Ibama e demais órgãos relacionados, com o intuito de desenvolver ações de monitoramento, controle e fiscalização ambiental, além de subsidiar ações de gestão ambiental. Para saber se uma empresa tem cadastro no órgão basta clicar em: Empresas cadastradas junto ao Ibama.

o Ibama, a plataforma conta com 421.681 empresas cadastradas em todo o Brasil. “O painel revela a distribuição das empresas por 5.548 municípios de todas as unidades da federação (…)” (IBAMA, 2020). Somente no Paraná são 26.783 enquanto que em Curitiba são 4.167 empresas. A ferramenta permite ainda consultar por macrorregiões, estados, municípios, situação cadastral, categorias e atividade.

Para saber mais informações sobre o cadastro de empresas no Ibama acesse:

Minha empresa deve entregar o Relatório de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais (RAPP) ao IBAMA?

O Cadastro Técnico Federal da sua empresa está em dia?

Juliana de Moraes Ferreira
Juliana é Engenheira Ambiental e Diretora Financeira na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Gestão de Energia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2011, e habilitação para atuação como Auditora Interno Integrado ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007.
Increver-se
Notificar-me
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Joseane dos santos
Joseane dos santos
2 anos atrás

olá minha empresa possui CTF, porem ela não tem um profissional responsável. Isso ela pode pegar multa.

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

1
0
Would love your thoughts, please comment.x