41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Política Aterro Zero

Sonho idealista x meta realista?

 

Cada vez mais vemos empresas implantando programas ou política de aterro zero, mas o que isso significa?

O Conceito “aterro zero” foi criado pela Aliança Internacional Zero Waste (ZWIA), no qual qualquer empresa ou sociedade deve desviar de aterro, incineradores e meio ambiente, pelo menos 90% dos seus descartes e se comprometer com a meta de reduzir a quantidade de materiais descartados (ZWIA, 2015).

De acordo com o Artigo 9º da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305 de 2010, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. 

A política do aterro zero vai de encontro com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente com o objetivo nº 12 que se refere ao Consumo e Produção Responsáveis. Para saber mais sobre os 17 objetivos de ODS, clique aqui.

Como está a gestão de resíduos na sua empresa? Você continua enviando resíduos para aterro?

Já se foi a época que aterro era a alternativa mais econômica, se a sua empresa não está tendo a visão de gestão de resíduos mais eficiente, econômica circular e melhoria contínua, ela está atrasada e vai ficar para trás. Uma alternativa para os resíduos é o CDR – Combustível Derivado de Resíduo, para fins de uso como combustível, mediante coprocessamento, em indústrias de produção de cimento.

Para que a empresa se torne aterro zero ela precisa primeiramente identificar quais são os tipos de resíduos gerados pela atividade e buscar formas de reduzir, reutilizar, reciclar, e depois de esgotar todas as alternativas só o rejeito deve ser descartado.

Por fim, aterro zero é uma meta realista. Conte com a Sinergia Engenharia de Meio Ambiente para melhorar a gestão de resíduos na sua empresa!

Maíra Caires Aquino
Maíra é Engenheira Ambiental e Diretora Técnica na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2012 e cursou Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2014.
Increver-se
Notificar-me
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
NELSON JOSE BIASIBETTI
NELSON JOSE BIASIBETTI
8 meses atrás

É possível aterro zero? Sou presidente da associação Amigos de Pontal. Nosso objetivo reciclar e usina de compostagem

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

1
0
Would love your thoughts, please comment.x