41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Método Lean!!

Muito mais do que uma metodologia, é uma filosofia, pois não tem começo meio e fim. É um processo contínuo.

O Lean é uma filosofia com propósito de gerar o máximo de valor ao cliente, reduzindo o desperdício e diminuindo o consumo de recursos naturais. Originou-se do sistema de produção desenvolvido no Japão pela Toyota Motor Corporation.

O Lean possui 5 princípios básicos que podem ser aplicados em qualquer empresa, independente do porte, são eles (CATALIZA, 2020): 

  • Identificar valor sobre a ótica do cliente: Identificar o que o cliente considera valor, mapear o que ele deseja e a necessidade dele;
  • Mapear o fluxo de valor: Alinhar na melhor sequência as atividades que criam valor, diminuindo a instabilidade no processo e consequentemente o desperdício;
  • Criar fluxo contínuo no processo: otimizar o fluxo da produção através da realização de tarefas sem interrupção, como exemplo uma simples análise de layout;
  • Estabelecer a produção puxada: produzir algo apenas quando solicitado, não fazer estoque, ou seja, o cliente demanda a necessidade;
  • Buscar a perfeição: melhorar continuamente, visando sempre o aperfeiçoamento do processo de produção. Retrabalho e reprocesso não agregam valores ao cliente.  

E o que o método lean, que está relacionado ao processo produtivo da empresa, tem a ver com o meio ambiente?

TUDO!!! A filosofia vai muito de encontro com o tripé da sustentabilidade no âmbito social, ambiental e econômico.

Qual empresa nunca teve que descartar uma produção que apresentou não conformidade, ou um estoque de produto vencido ou até em obra um material armazenado de forma incorreta que apresentou umidade ou quebrou?

A missão da Sinergia Engenharia de Meio Ambiente é potencializar a sustentabilidade como modelo de negócio dos nossos clientes, mas não conseguimos fazer mágica sozinhas como um passe de mágica, precisa haver muita sinergia entre os envolvidos, precisa haver uma mudança na cultura da empresa. E o primeiro passo é conscientizar o trabalhador, fazer com que ele entenda o que está fazendo e o porquê está fazendo e não simplesmente fazer porque mandaram. Assim consequentemente há um maior aproveitamento humano e intelectual, pois, ouvir e entender as dores de quem está ali naquela função, naquela atividade diariamente e sabe fazer aquilo de “olhos fechados” só traz benefício.  

Quando fazemos uma visita na empresa, gostamos de conversar além das pessoas responsáveis pela atividade, a pessoa mais antiga na empresa, pois ele pode ter informações valiosas de todo o histórico.

Quando elaboramos um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, por exemplo, não fazemos apenas por fazer e entregar um projeto apenas para cumprir as obrigações legais. Porém, depende da vontade e visão de futuro da alta direção a efetiva implantação do projeto e alinhamos com todos os colaboradores. Um projeto implantado na sua totalidade pode trazer diversos benefícios, tais como:

  • Identificação dos pontos de geração de cada tipo de resíduo;
  •   Minimização na geração de resíduos;
  •  Apresentação de diretrizes para a separação correta dos resíduos;
  • Oportunidade de identificar possíveis desperdícios no processo produtivo;
  •  Redução do impacto ambiental da atividade;
  • Aumento do índice de reciclagem;
  •  Aumento da vida útil dos aterros;
  • Retorno financeiro na venda de materiais recicláveis;
  • Inclusão de associação de catadores no recolhimento de materiais recicláveis, tratando o resíduo como um bem econômico e de valor social, gerador de emprego e renda;
  •  Auxílio na preservação dos recursos naturais renováveis e não renováveis;
  •  Possibilita o entendimento sobre a importância da Logística Reversa;
  •  Melhoria na organização e na limpeza do empreendimento;
  •   Soluções de destinação mais corretas e econômicas;
  •  Boa imagem aos clientes, fornecedores, parceiros e comunidade.

Conte com a Sinergia Engenharia de Meio Ambiente, nós podemos potencializar a sustentabilidade na sua empresa!

Maíra Caires Aquino
Maíra é Engenheira Ambiental e Diretora Técnica na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2012 e cursou Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2014.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x