41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Transforme a crise hídrica em oportunidade na sua empresa!

A partir de maio de 2020 o estado do Paraná passou a conviver com a situação de emergência hídrica por conta da estiagem histórica e a diminuição dos níveis dos mananciais, cujo volume de água chegou a 29,84% (PARANÁ, 2021).

As empresas que prestam serviços de saneamento têm autorização para executar rodízios de 24 horas, desde a interrupção até a retomada do abastecimento, com prazo para normalização de mais 24 horas (PARANÁ, 2021).

As limitações do consumo de água, se de um lado são um problema para as empresas e a população no geral, de outro lado, podem ser vistos como oportunidade na implantação de projetos sustentáveis.

Dois termos são essenciais: redução e reuso. Identificar e estudar as origens, fontes e processos consumidores de água, bem como as quantidades consumidas, podem ocasionar mudanças e oportunidades de redução do consumo. Analisar o destino, quantidade e qualidade de toda água que foi consumida e correlacionar com as entradas podem gerar novas possibilidades de reutilização da água que seria descartada.

Além disso, inclui-se a possibilidade de introdução de novas fontes de água, como água de chuva, poços de captação e de córregos. Nestes casos, vale salientar que, devido a crise hídrica abranger uma bacia hidrográfica como um todo, deve ser verificado junto ao órgão ambiental a viabilidade de tais captações. Na prática, se uma determinada empresa está instalada na Bacia Hidrográfica do Rio Iraí e pelo motivo do rodízio, decide por captar água de poço ou de um córrego, por exemplo, isto irá gerar um impacto no abastecimento do reservatório do Iraí, um dos responsáveis pelo abastecimento de água da região de Curitiba. Por isso a importância e obrigação de acionar o órgão ambiental.

A empresa que consegue implantar um projeto de reuso e redução do consumo de água tem vários benefícios, como a redução do valor e quantidade de consumo de água, redução da dependência das concessionárias de abastecimento e com isso, menor dificuldade durante os rodízios, utilização de água residual para atividades que não demandam água com qualidade, além de poder reduzir os indicadores ambientais atrelados ao consumo.

Aproveite essa situação para implantar boas práticas de sustentabilidade na sua empresa. A Sinergia Engenharia possui equipe especializada que pode te ajudar neste processo de melhoria!

Jéssica de Miranda Paulo
Jéssica é Engenheira Ambiental e Diretora Comercial da Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, pós-graduação em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE Centro Universitário em 2013 e mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o Senai e a Universidade de Stuttgart (2017). Em 2016, participou como bolsista DAAD - Deutscher Akademischer Austauschdienst do Curso de Extensão Internacional de Meio Ambiente na Universidade de Stuttgart (Alemanha). Autora do livro “Termo de Referência para Estudos de Impacto de Vizinhança em Municípios Paranaenses”, publicado em 2018.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x