set
Boas práticas para economia de energia!

A escassez da chuva teve início em alguns estados brasileiros na metade do ano de 2019, impactando principalmente o abastecimento público de algumas regiões, fazendo com que as cidades adotassem sistemas de rodízios em seu abastecimento.
Atualmente, a crise hídrica se agravou e atinge quase que todo o território nacional, impactando não só o abastecimento público, mas também a geração de energia, já que 60% da matriz energética brasileira é constituída pela energia hidráulica (EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA, 2021).
Com os baixos níveis dos reservatórios, o governo optou pela reabertura das usinas termoelétricas, ocasionando o aumento das tarifas de energia elétrica. Além disso, as termoelétricas se caracterizam como uma fonte de energia não renovável e seu maior impacto ambiental se caracteriza pela liberação de gases, muitos deles do efeito estufa.
Pensando nisso, é essencial que as indústrias, assim como a população de modo geral, adotem boas práticas para economia de energia elétrica. São elas:
- Utilizar lâmpadas de LED: as lâmpadas de LED possuem uma maior durabilidade e economia, alguns modelos, como os LEDs dimerizáveis possuem até a função de controlar a intensidade da luz, otimizando a economia.
- Sensores de presença: em complemento a utilização das lâmpadas LED, o uso de sensores de presença também contribuem para a economia de energia, uma vez que as luzes se ascendem apenas quando necessário.
- Adaptações ao ambiente: sempre que possível, utilize a luz natural. Para isso, uma ideia é a utilização de domus de iluminação natural e ambientes mais claros.
- Revise os equipamentos: quando uma máquina ou um equipamento se encontram descalibrados, automaticamente consomem mais energia do que o necessário. Por isso, manter uma rotina de revisão e calibração dos equipamentos é fundamental.
- Ventilação natural: a climatização dos ambientes também pode ser feita através de fontes naturais. Atualmente alguns produtos, como as venezianas laterais e os lanternins, promovem esta climatização natural.
- Painéis solares: talvez este seja um passo maior, mas ainda sim possível e que trará grandes economias.
Essas são algumas das atitudes que visam a economia de energia e que podem ser testosterone enanthate reviews adotadas por empresas e até mesmo por residências e escritórios.
Vale lembrar que, as boas práticas para economizar energia elétrica vão além de uma manobra econômica, pois auxiliam na diminuição dos impactos ambientais e no momento atual, garantem uma maior disponibilidade hídrica para o abastecimento público.
Fabíola Zene Mayer
Técnica em Meio Ambiente e Graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária pela UTFPR.