dez
Sinergia Engenharia aprimora a elaboração de Inventário de Gases de Efeito Estufa empresariais

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, a COP 26, realizada em Novembro de 2021, nos lembra de colocarmos em prática ações para conter o aquecimento global em 1,5º C, conforme estabelecido no Acordo de Paris em 2015.
Neste contexto, a missão da Sinergia Engenharia de Meio Ambiente é entregar projetos e serviços que visem potencializar a sustentabilidade nas empresas e impactar positivamente a sociedade. Considerando as discussões atuais, faz-se necessário começar a tomar medidas em favor do clima de imediato.
Em nossa cartela de projetos, está o Inventário de Gases de Efeito Estufa, projeto que pode gerar impactos positivos para as empresas e para a sociedade.
O Inventário de Gases de Efeito Estufa – IGEE é uma iniciativa que permite às empresas a identificação e a quantificação das emissões atreladas ao seu processo produtivo e a sua cadeia de valor. Os resultados, comparados ao longo do tempo, permitem traçar metas de redução de emissões e identificar a evolução dos esforços de mitigação da instituição, aprimorando essas medidas progressivamente. A partir dos resultados obtidos, é possível elaborar um projeto de compensação para as emissões lançadas na atmosfera.
Pensando em inovação e com foco na melhoria contínua, em novembro de 2021 nossa equipe passou por uma capacitação. Entendemos que nossos projetos são desenvolvidos com o intuito de proporcionar um legado positivo para as atuais e futuras gerações, deste modo, precisam sair da empresa com o mais alto nível de qualidade.
Sendo assim, eu e a Engenheira Ambiental Maíra C. Aquino, participamos de curso promovido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces), da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), denominado Programa Brasileiro GHG Protocol, o qual atua na capacitação de organizações para realização de inventários organizacionais de GEE. O programa foi criado em 2008 e é responsável pela adaptação do método GHG Protocol ao contexto brasileiro e desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE). Foi desenvolvido pelo FGVces e WRI, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), World Business Council for Sustainable Development (WBSCD) e 27 Empresas Fundadoras.
Os dados gerados na referida ferramenta de cálculo podem ser utilizados em outras iniciativas empresariais, tais como:
✓ Carbon Disclosure Project – CDP
✓ Global Reporting Initiative – GRI
✓ Índice Carbono Eficiente – ICO2
✓ Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE
✓ Dow Jones Sustainability Index – DJSI
Neste contexto, o IGEE é elaborado por empresas que querem fazer parte da mudança e reconhecem sua responsabilidade frente às questões ambientais, mais especificamente no contexto das Mudanças Climáticas.
Os benefícios de se elaborar um IGEE são:
- Aumentar o índice de sustentabilidade empresarial;
- Contribuir para uma economia de baixo carbono;
- Contribuir de forma positiva com a imagem da empresa através do seu compromisso com as Mudanças Climáticas aumentando sua reputação e credibilidade perante aos stakeholders (investidores, clientes, parceiros, comunidade);
- Identificar riscos e oportunidades para o negócio;
- Permite acesso a linhas de créditos especiais;
- É uma vantagem competitiva: negócio sustentável;
Um dos problemas ambientais decorrentes das atividades produtivas é o aquecimento global. Neste sentido, as empresas precisam passar a considerar o desenvolvimento sustentável e seus três pilares (ambiental, social e econômico), o qual pode ser definido como aquele que visa satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades. Sendo assim, os padrões de produção devem estar compatíveis com a preservação do meio ambiente, os ganhos econômicos, a manutenção da qualidade de vida e a valorização social.
Neste sentido, os Inventários de Gases de Efeito Estufa elaborados pela Sinergia Engenharia são projetos embasados em padrões de qualidade internacional para contabilização das emissões, resultando em um documento robusto e consistente que reporte de maneira transparente todas as emissões da organização e a vontade da empresa em contribuir com o desenvolvimento sustentável do país.
Vamos juntos pensar no futuro?
Descubra com a Sinergia Engenharia como calcular, reduzir e compensar as emissões de carbono da sua empresa!