41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Adeus Ano Velho, Feliz 2022 Mais Sustentável!

Todo final de ano traz consigo reflexões sobre o ano que passou e nos encoraja a definir metas para o ano que se aproxima. No âmbito empresarial não é diferente: é hora do fechamento dos indicadores, observar o desempenho da organização no ano e de propor as melhorias necessárias.

Nesse momento, é importante que as empresas incluam debates sobre temas como meio ambiente, sustentabilidade, mudanças climáticas e consumo consciente, além de reportar os resultados ambientais para os clientes e para a sociedade, por meio dos relatórios de sustentabilidade, os quais trazem indicadores sociais, econômicos e ambientais com maior transparência.

Os Relatórios de Sustentabilidade possibilitam um diálogo com clientes, investidores e stakeholders, demonstrando de maneira clara o desempenho ambiental, as metas e mudanças planejadas para tornar suas atividades mais sustentáveis. 

A fim de padronizar as informações contidas nesses relatórios, a Global Reporting Initiative (GRI) desenvolveu diretrizes que orientam sobre quais informações devem estar contidas no documento, viabilizando uma estrutura compreensível e comparável. Os relatórios reportam boas condutas, padrões de sustentabilidade e modelo de governança, modificando a maneira com que as empresas se apresentam ao mercado e se comunicam com a sociedade, demonstrando um compromisso com uma economia global mais sustentável.

Outro ponto importante para estar no radar das empresas em 2022 tem relação com as questões discutidas a partir da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 26), evento que ocorreu em Glasgow, na Escócia, em novembro deste ano. A COP 26 foi mais um esforço e uma das etapas mais importantes nas últimas décadas para ajudar a evitar a emergência climática iminente.

Dentre os temas debatidos estão:

  • Redefinição das metas e ambições traçadas nas conferências anteriores, considerando que os atuais compromissos são insuficientes para reduzir o aumento da temperatura do planeta; 
  • Definição de mecanismos que regulamentem o mercado de créditos de carbono;
  • Viabilização de um modelo econômico que permita o desenvolvimento de atividades de maneira mais sustentável;
  • Suporte para mitigar perdas e danos sofridos por nações mais vulneráveis, considerando as desigualdades sociais;
  • Entendimento sobre a importância de valorizar ecossistemas e soluções baseadas na natureza, com vistas a intensificar a absorção de carbono e contribuir para reduzir os impactos climáticos.

Como resultado da conferência, vários países se comprometeram a reduzir e reverter o desmatamento e a atenuar as emissões de gases do efeito estufa até 2030, além disso, empresas de serviços financeiros concordaram em arrecadar 130 trilhões de dólares para alcançar as metas do Acordo de Paris, ocorrido em 2015.

Com relação ao transporte, foram assinados compromissos para encerrar a venda de motores de combustão interna até 2035 nos principais mercados e até 2040 em todo o mundo. Esta é uma iniciativa fundamental, em consonância com a necessidade de reduzir as emissões globais de carbono em 45% até 2030, em relação ao nível mensurado em 2010.

Considerando os debates levantados em relação à relevância da questão ambiental, o mercado financeiro também tem passado a ponderar este tema nas análises de riscos e nas decisões de investimento. É o chamado ESG (do inglês Environmental, Social and Governance), o qual tem ganhado visibilidade impulsionado pela crescente preocupação com a sustentabilidade.

Inseridas em uma sociedade que cada vez mais valoriza empresas comprometidas com o meio ambiente e com a responsabilidade social, as organizações não podem deixar para depois a inserção de critérios de sustentabilidade e governança corporativa em suas operações. Objetivos e metas que compreendam as questões ambientais têm tornado as empresas mais competitivas no mercado mundial, visto que cada vez mais consumidores buscam reduzir os impactos ambientais inerentes ao seu consumo. 

Dessa forma, agregar a preocupação ambiental e investir no desenvolvimento sustentável do seu negócio precisa e deve ser feito hoje! Conte com a Sinergia Engenharia para potencializar a sustentabilidade na sua empresa!

Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x