41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Existe obra sustentável?

A construção civil é uma das atividades mais antigas e uma das que mais geram impacto ambiental. Estima-se que a cadeia produtiva da construção civil consuma entre 40 e 75% dos recursos naturais (Liebsch, 2019).

De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2021, no ano de 2020, foram coletados 47 milhões de toneladas de resíduos de construção e demolição no Brasil –  o que representa uma quantidade de 221,2 kg/habitante.ano.

Além da geração de resíduos e do consumo de recursos naturais, podem ser citados os impactos ambientais no consumo de água, energia, emissão de CO2, entre outros. Por outro lado, o Produto Interno Bruto – PIB da construção civil cresceu 2,1% no primeiro trimestre de 2021 em relação ao último trimestre de 2020 e é um dos setores que mais geram empregos.

Neste contexto é importante citar que muitas empresas de construção civil estão mais conscientes e preocupadas com a sustentabilidade, até porque os consumidores finais também estão cada vez mais exigentes. Neste sentido, é preciso pensar na redução dos impactos ambientais em todas as etapas (planejamento, construção e uso do empreendimento).

De acordo com o Green Building Council (USGBC), o Brasil ficou em 4º lugar com mais de 530 projetos certificados pelo LEED, totalizando mais de 16,74 milhões de metros quadrados brutos de espaço certificado. Cabe ressaltar que o conceito de sustentabilidade em obra já é adotado inclusive em obras de habitação de interesse social.

Quais são os benefícios de uma obra mais sustentável? Podemos citar inúmero benefícios, mas os principais são:

– Diminuição dos custos operacionais;
– Valorização do imóvel;
– Conscientização de trabalhadores e usuários;
– Aumento da produtividade do funcionário;
– Uso racional e redução da extração dos recursos naturais;
– Redução do consumo de água e energia;
– Implantação consciente e ordenada;
– Mitigação dos efeitos das mudanças climáticas;
– Uso de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental;
– Redução, tratamento e reuso dos resíduos da construção e operação.

Já pensou em ter um índice de reciclagem de 110% na sua obra? Esse ano estamos monitorando uma obra com essa meta e vamos super (e depois contamos mais para vocês!) Vamos implantar ações de sustentabilidade na sua obra? Entre em contato, nós podemos te ajudar!

Maíra Caires Aquino
Maíra é Engenheira Ambiental e Diretora Técnica na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2012 e cursou Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2014.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x