jan
Existe obra sustentável?

A construção civil é uma das atividades mais antigas e uma das que mais geram impacto ambiental. Estima-se que a cadeia produtiva da construção civil consuma entre 40 e 75% dos recursos naturais (Liebsch, 2019).
De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2021, no ano de 2020, foram coletados 47 milhões de toneladas de resíduos de construção e demolição no Brasil – o que representa uma quantidade de 221,2 kg/habitante.ano.
Além da geração de resíduos e do consumo de recursos naturais, podem ser citados os impactos ambientais no consumo de água, energia, emissão de CO2, entre outros. Por outro lado, o Produto Interno Bruto – PIB da construção civil cresceu 2,1% no primeiro trimestre de 2021 em relação ao último trimestre de 2020 e é um dos setores que mais geram empregos.
Neste contexto é importante citar que muitas empresas de construção civil estão mais conscientes e preocupadas com a sustentabilidade, até porque os consumidores finais também estão cada vez mais exigentes. Neste sentido, é preciso pensar na redução dos impactos ambientais em todas as etapas (planejamento, construção e uso do empreendimento).
De acordo com o Green Building Council (USGBC), o Brasil ficou em 4º lugar com mais de 530 projetos certificados pelo LEED, totalizando mais de 16,74 milhões de metros quadrados brutos de espaço certificado. Cabe ressaltar que o conceito de sustentabilidade em obra já é adotado inclusive em obras de habitação de interesse social.
Quais são os benefícios de uma obra mais sustentável? Podemos citar inúmero benefícios, mas os principais são:
– Diminuição dos custos operacionais;
– Valorização do imóvel;
– Conscientização de trabalhadores e usuários;
– Aumento da produtividade do funcionário;
– Uso racional e redução da extração dos recursos naturais;
– Redução do consumo de água e energia;
– Implantação consciente e ordenada;
– Mitigação dos efeitos das mudanças climáticas;
– Uso de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental;
– Redução, tratamento e reuso dos resíduos da construção e operação.
Já pensou em ter um índice de reciclagem de 110% na sua obra? Esse ano estamos monitorando uma obra com essa meta e vamos super (e depois contamos mais para vocês!) Vamos implantar ações de sustentabilidade na sua obra? Entre em contato, nós podemos te ajudar!