41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

A importância de se realizar o Estudo de Viabilidade Ambiental na fase de planejamento do empreendimento

Já imaginou fazer o planejamento e o investimento da instalação e operação de um empreendimento e no momento do licenciamento ambiental se deparar com uma situação negativa que possa inviabilizar o mesmo ?

Você sabe se na área em que pretende construir existe uma nascente? Se há vegetação que contenha espécies imunes ao corte? Sabe se o solo é estável e ideal para construção? Se no local há acesso à água potável e rede de esgoto? O tipo de atividade está de acordo com o zoneamento?

Essas são algumas das perguntas preliminares que o Estudo de Viabilidade Ambiental pode responder.

A Política Nacional do Meio Ambiente, conforme o artigo 9º, inciso III, da Lei Federal, 6.938 de 1981 prevê como um de seus instrumentos a avaliação de impactos ambientais.

Na prática, quando o empreendedor realiza o processo tradicional exigido na legislação, as sensibilidades ambientais poderão ser identificadas somente após o investimento do início do processo de licenciamento ambiental e contratação de projetos detalhados, como o Estudo de Impacto Ambiental, Relatório Ambiental Prévio, Plano de Controle Ambiental e Estudo de Impacto de Vizinhança. Mas para chegar nesta etapa, muito provavelmente o empreendedor já possui um projeto urbanístico e arquitetônico contratado, entre outras coisas que já exigiram investimento prévio.

O EVA não substitui tais projetos e esses projetos descritos anteriormente podem apontar outras sensibilidades e impactos ambientais. O objetivo do EVA é fazer uma análise ambiental prévia da proposta de projeto a fim de suprimir possíveis erros, como a realocação da área construída de forma que a área que possua sensibilidade ambiental não buy testosterone cypionate injectable seja atingida.

Assim, o EVA é um ótimo instrumento para a tomada de decisão por parte do empreendedor na ocasião do investimento, trazendo uma maior segurança para o sucesso do negócio.

O Estudo de Viabilidade Ambiental deve ser elaborado por uma equipe multidisciplinar com visões diferentes, mas com análises integradas. São inúmeros questionamentos que precisam ser avaliados, por isso, a Sinergia Engenharia de Meio Ambiente possui uma equipe multidisciplinar e experiente para elaboração de EVAs. Você não vai querer correr risco de deixar o projeto só no papel, não é mesmo?

Maíra Caires Aquino
Maíra é Engenheira Ambiental e Diretora Técnica na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2012 e cursou Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2014.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x