abr
Projeto de Recomposição Florestal como benefício aos empreendimentos imobiliários
O projeto de reposição florestal tem como finalidade a compensação do volume de matéria-prima extraído de vegetação natural pelo volume de matéria-prima resultante de plantio florestal para geração de estoque ou recuperação de cobertura florestal. O objetivo principal do projeto é a reposição florestal com espécies nativas que contribuam para a ecologia local no quesito de diversidade biológica, com diversidade de espécies de crescimento rápido.
Conforme disposto na Instrução Normativa MMA N° 06/2006 e o Decreto Federal N° 5.975/2006, a reposição florestal é necessária quando a pessoa física ou jurídica detém a autorização de supressão de vegetação natural. A supressão é realizada, por exemplo, em casos de implantação de empreendimentos imobiliários novos. Nestes casos a reposição também pode ser utilizada para composição das áreas verdes que são obrigatórias para os condomínios.
No projeto de recomposição florestal deverão ser apontadas alternativas e estratégias de plantio, espécies a serem utilizadas, procedimentos adequados para a implantação do projeto e orientações para o monitoramento técnico adequado, que irá assegurar a permanência e estabelecimento da nova vegetação.
Nesse contexto imobiliário, a recomendação técnica de reposição florestal pode ter como prioridade a diversidade sucessional com espécies frutíferas e atrativas a fauna, aumentando assim a dispersão zoocórica o que favorece o estabelecimento da estrutura florestal na área de forma mais rápida e abre possibilidades para entrada de novas espécies e indivíduos naturalmente.
A Sinergia Engenharia pode te auxiliar na elaboração do seu projeto de recomposição florestal! Entre em contato conosco.