ago
Novidades do Selo Clima Paraná
O Selo Clima Paraná está com cara nova, trazendo maior reconhecimento para as organizações do estado do Paraná que estão mais comprometidas com o desenvolvimento sustentável.
Criado em 2012, através da Política Estadual sobre Mudança do Clima, o Selo Clima Paraná tinha como intuito incentivar as organizações a reduzirem a sua pegada de carbono, a se envolverem nas ações de combate às mudanças climáticas e proporcionar uma transição para uma economia de baixo carbono.
Neste ano (2022), o Selo Clima Paraná passou por uma reformulação, de forma a atender os compromissos firmados na Agenda 30 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, as Campanhas Race to Zero e Race to Resilience e na Declaração de Edimburgo. O Selo propõe duas novas modalidades: “Mercado Interno” e “Mercado Externo”, reconhecendo as ações promovidas por organizações (empresas, indústrias, cooperativas, entre outros) em prol do desenvolvimento sustentável.
As ações sustentáveis promovidas pelas organizações participantes poderão ser classificadas em em 3 esferas diferentes: certificações, metas e outras ações. Para a categoria certificações, deve-se identificar certificados e selos reconhecidos por terceira parte, como certificações ISO 14001, LEED, FSC e entre outros. A categoria metas se refere àqueles objetivos que se deseja alcançar, traçados pela organização, e que foram definidos em 2021. A última categoria enquadra outras atividades sustentáveis e que estejam relacionadas a alguma ODS. Todas as ações acima devem possuir documentação comprobatória.
Como resultado do Selo Clima Paraná, as organizações serão classificadas em 4 categorias, dependendo da totalidade de ações promovidas e sua complexidade de implantação e dos intervalos de pontuação:
- Categoria A: pontuação superior ou igual a 5,5
- Categoria B: pontuação igual ou inferior a 5,4 e superior ou igual a 3
- Categoria C: pontuação igual ou inferior a 2,9, e superior ou igual a 1
- Categoria D: pontuação igual ou inferior a 0,9 e superior ou igual a 0,3
Para se inscrever é necessário apresentar obrigatoriamente o Formulário de Inscrição, Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa e Certidões Negativas de Débito Estaduais (ambientais, trabalhistas e tributários). Para comprovar as ações sustentáveis, deve-se apresentar o certificado da instituição terceira, a publicação das metas e resultados e os documentos comprobatórios dos outros tipos de ações sustentáveis.
Com essa nova estrutura, o Estado busca incentivar as práticas associadas ao ESG, preservando os recursos naturais e reduzindo a pegada de carbono das organizações, juntando esforços para o combate às Mudanças Climáticas e propiciando um crescimento socioeconômico aliado à conservação do meio ambiente.
As inscrições para o Selo Clima Paraná 2022 já estão abertas e vão até o dia 31/10/22. Caso tenham dúvidas em como apresentar os resultados do inventário de gases de efeito estufa, entre em contato conosco, ficaremos felizes em te ajudar a fazer parte desse movimento!