41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Aerogeradores na paisagem urbana

Estão cada vez mais presentes na paisagem urbana os geradores de energia eólica. Como exemplo podemos citar o edifício Neo Next Generation, construído na praia do Novo Campeche em Florianópolis no qual em cada torre do edifício tem uma hélice eólica.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, o Brasil está entre os quatro maiores produtores de energia eólica do mundo, maior parte desta produção está na região Nordeste do país.

Em 1999 a Copel fez um trabalho sobre o potencial eólico no Paraná e foi constatado para ventos de 6,5 m/s (média anual) uma área potencialmente útil de 1370 km², potencial instalável de 2.740 MW e geração de 5,8 TWh/ano.

Com esse potencial de aproveitamento de energia, algumas empresas estão desenvolvendo geradores eólicos para uso comercial e residencial com design modernos e adaptados à região urbana onde o comportamento dos ventos são diferentes e com velocidades variáveis.

Segundo informações de um fabricante de hélice eólica brasileiro, o projeto se paga entre 5 e 6 anos e pode gerar até 80% da energia requerida para uma residência de médio padrão, por exemplo.

(16/09/2016)

Maíra Caires Aquino é Engenheira Ambiental e Especialista em Construções Sustentáveis.

Maíra Caires Aquino
Maíra Caires Aquino
Engenheira Ambiental e Especialista em Construções Sustentáveis

Deixe um comentário

avatar
  Increver-se  
Notificar-me

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!