41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Aerogeradores na paisagem urbana

Estão cada vez mais presentes na paisagem urbana os geradores de energia eólica. Como exemplo podemos citar o edifício Neo Next Generation, construído na praia do Novo Campeche em Florianópolis no qual em cada torre do edifício tem uma hélice eólica.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, o Brasil está entre os quatro maiores produtores de energia eólica do mundo, maior parte desta produção está na região Nordeste do país.

Em 1999 a Copel fez um trabalho sobre o potencial eólico no Paraná e foi constatado para ventos de 6,5 m/s (média anual) uma área potencialmente útil de 1370 km², potencial instalável de 2.740 MW e geração de 5,8 TWh/ano.

Com esse potencial de aproveitamento de energia, algumas empresas estão desenvolvendo geradores eólicos para uso comercial e residencial com design modernos e adaptados à região urbana onde o comportamento dos ventos são diferentes e com velocidades variáveis.

Segundo informações de um fabricante de hélice eólica brasileiro, o projeto se paga entre 5 e 6 anos e pode gerar até 80% da energia requerida para uma residência de médio padrão, por exemplo.

(16/09/2016)

Maíra Caires Aquino é Engenheira Ambiental e Especialista em Construções Sustentáveis.

Maíra Caires Aquino
Maíra é Engenheira Ambiental e Diretora Técnica na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2012 e cursou Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2014.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x