41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Amianto, entenda porque é tão questionado no Brasil.

Amianto também conhecido como asbesto é uma fibra mineral natural que pertence ao grupo dos silicatos cristalinos hidratados. As rochas de amianto se dividem em dois grupos: as serpentinas e os anfibólios.

O Brasil está entre os cinco maiores produtores de amianto do mundo e é também um grande consumidor, a maior mina de amianto em exploração situa-se no estado de Goiás.

Pela propriedade físico-quimica da matéria prima, esta tem grande resistência mecânica às altas temperaturas, é durável, flexível, resistente e um ótimo isolante, sem contar na sua abundância e o baixo custo da exploração. Devido a essas qualidades o Amianto é amplamente utilizado na fabricação de materiais para a construção civil telhas ondulada, chapas de revestimento, tubos e caixas d’água.

Apesar das suas vantagens sabe-se que esse material é altamente prejudicial à saúde. O mesmo já foi proibido em mais de 50 países e no Brasil, 5 (cinco) estados já proibiram a utilização e comercialização deste.

Segundo a  Organização Mundial da Saúde – OMS, 125 milhões de trabalhadores estão expostos à substância em todo o mundo e pelo menos 107 mil morrem anualmente de doenças associadas a ela, um terço dos cânceres ocupacionais são causados pela inalação dessa fibra.

Pro lado de Saúde Ocupacional a NR 15 em seu anexo 12 que trata de Limites de Tolerância para Poeiras Minerais, traz diversas recomendações e proibições com relação a exposição ao Amianto. Nesta mesma norma, o Amianto do tipo Anfibólio é proibido, pois são fibras duras, retas, pontiagudas que se propagam mais facilmente no ar, porém persistentes nos organismos.

É evidente que o Amianto é muito prejudicial à saúde, apesar de ser um material resistente e ter uma qualidade, portanto pesquisadores da USP, desenvolveram um composto que substitui o Amianto, este reúne quantidade reduzida de fibras sintéticas e é baseado na estrutura de materiais naturais como o bambu, além deste tem o fibrocimento também.

(17/02/2015).

Maíra Caires Aquino é Engenheira Ambiental e Especialista em Construções Sustentáveis. 

Maíra Caires Aquino
Maíra Caires Aquino
Engenheira Ambiental e Especialista em Construções Sustentáveis

Deixe um comentário

avatar
  Increver-se  
Notificar-me

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!