41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Amianto, entenda porque é tão questionado no Brasil.

Amianto também conhecido como asbesto é uma fibra mineral natural que pertence ao grupo dos silicatos cristalinos hidratados. As rochas de amianto se dividem em dois grupos: as serpentinas e os anfibólios.

O Brasil está entre os cinco maiores produtores de amianto do mundo e é também um grande consumidor, a maior mina de amianto em exploração situa-se no estado de Goiás.

Pela propriedade físico-quimica da matéria prima, esta tem grande resistência mecânica às altas temperaturas, é durável, flexível, resistente e um ótimo isolante, sem contar na sua abundância e o baixo custo da exploração. Devido a essas qualidades o Amianto é amplamente utilizado na fabricação de materiais para a construção civil telhas ondulada, chapas de revestimento, tubos e caixas d’água.

Apesar das suas vantagens sabe-se que esse material é altamente prejudicial à saúde. O mesmo já foi proibido em mais de 50 países e no Brasil, 5 (cinco) estados já proibiram a utilização e comercialização deste.

Segundo a  Organização Mundial da Saúde – OMS, 125 milhões de trabalhadores estão expostos à substância em todo o mundo e pelo menos 107 mil morrem anualmente de doenças associadas a ela, um terço dos cânceres ocupacionais são causados pela inalação dessa fibra.

Pro lado de Saúde Ocupacional a NR 15 em seu anexo 12 que trata de Limites de Tolerância para Poeiras Minerais, traz diversas recomendações e proibições com relação a exposição ao Amianto. Nesta mesma norma, o Amianto do tipo Anfibólio é proibido, pois são fibras duras, retas, pontiagudas que se propagam mais facilmente no ar, porém persistentes nos organismos.

É evidente que o Amianto é muito prejudicial à saúde, apesar de ser um material resistente e ter uma qualidade, portanto pesquisadores da USP, desenvolveram um composto que substitui o Amianto, este reúne quantidade reduzida de fibras sintéticas e é baseado na estrutura de materiais naturais como o bambu, além deste tem o fibrocimento também.

(17/02/2015).

Maíra Caires Aquino é Engenheira Ambiental e Especialista em Construções Sustentáveis. 

Maíra Caires Aquino
Maíra é Engenheira Ambiental e Diretora Técnica na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2012 e cursou Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2014.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x