ago
Análise do Ciclo de Vida no Sistema de Gestão Ambiental

O conceito de ciclo de vida está muito presente na nova versão da ABNT NBR 14.001 de 2015, referente ao Sistema de Gestão Ambiental.
A nova versão define como ciclo de vida os estágios consecutivos e encadeados de um sistema de produto (ou serviço), desde a aquisição da matéria-prima ou de sua geração, a partir dos recursos naturais até a disposição final (ABNT NBR 140001, 2015). Os estágios do ciclo de vida incluem a aquisição da matéria-prima, projeto, produção, transporte/entrega, uso, tratamento pós-uso e disposição final (ABNT NBR 140001, 2015).
Um dos objetivos do SGA é prover a alta direção da empresa com dados importantes para o seu sucesso a médio e longo prazo, criando alternativas mais sustentáveis por meio da perspectiva de ciclo de vida. O conceito é utilizado também na delimitação do escopo, identificação de aspectos e impactos ambientais, planejamento e controle operacional.
A implementação e manutenção do SGA não requer o detalhamento do ciclo de vida, quantificando todo o processo do produto ou serviço por meio de modelagens matemáticas, por exemplo. O enfoque é que se tenha uma análise de todo o ciclo do produto e/ou serviço que podem ser controlados ou influenciados pela organização, como as etapas de aquisição de matéria-prima, projeto, produção, transporte, entrega, uso, tratamento pós-uso e disposição final. Cabe aos profissionais responsáveis pelo SGA identificar o que é aplicável a organização.
A análise do ciclo de vida é aplicável também para organizações que não possuem ainda o SGA implementado.