41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Análise do Ciclo de Vida no Sistema de Gestão Ambiental

sga

O conceito de ciclo de vida está muito presente na nova versão da ABNT NBR 14.001 de 2015, referente ao Sistema de Gestão Ambiental.

A nova versão define como ciclo de vida os estágios consecutivos e encadeados de um sistema de produto (ou serviço), desde a aquisição da matéria-prima ou de sua geração, a partir dos recursos naturais até a disposição final (ABNT NBR 140001, 2015). Os estágios do ciclo de vida incluem a aquisição da matéria-prima, projeto, produção, transporte/entrega, uso, tratamento pós-uso e disposição final (ABNT NBR 140001, 2015).

Um dos objetivos do SGA é prover a alta direção da empresa com dados importantes para o seu sucesso a médio e longo prazo, criando alternativas mais sustentáveis por meio da perspectiva de ciclo de vida. O conceito é utilizado também na delimitação do escopo, identificação de aspectos e impactos ambientais, planejamento e controle operacional.

A implementação e manutenção do SGA não requer o detalhamento do ciclo de vida, quantificando todo o processo do produto ou serviço por meio de modelagens matemáticas, por exemplo. O enfoque é que se tenha uma análise de todo o ciclo do produto e/ou serviço que podem ser controlados ou influenciados pela organização, como as etapas de aquisição de matéria-prima, projeto, produção, transporte, entrega, uso, tratamento pós-uso e disposição final. Cabe aos profissionais responsáveis pelo SGA identificar o que é aplicável a organização.

A análise do ciclo de vida é aplicável também para organizações que não possuem ainda o SGA implementado.

Jéssica de Miranda Paulo
Jéssica é Engenheira Ambiental e Diretora Comercial da Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, pós-graduação em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE Centro Universitário em 2013 e mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o Senai e a Universidade de Stuttgart (2017). Em 2016, participou como bolsista DAAD - Deutscher Akademischer Austauschdienst do Curso de Extensão Internacional de Meio Ambiente na Universidade de Stuttgart (Alemanha). Autora do livro “Termo de Referência para Estudos de Impacto de Vizinhança em Municípios Paranaenses”, publicado em 2018.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x