41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Curiosidades sobre a água

Água

A seguir, alguns números relacionados à água extraídos do livro “Como cuidar da nossa Água” da Editora Beĩ lançado em 2014:

  • A retirada de água triplicou em 50 anos;
  • Desde 1947 foram assinados mais de 300 acordos internacionais de gestão compartilhada em águas transfronteiriças, contra 37 conflitos;
  • 81% da água brasileira está na Bacia Amazônica, que tem 8% da população: situação contrária ao do Sudeste, que tem 1,2% de água e 47% dos habitantes;
  • O Brasil tem entre 12 e 16% da água doce disponível no mundo;
  • O Brasil é o nono país que mais consome água no mundo, com 187 litros per capita por dia. Nos EUA, primeiro colocado, o consumo é de 575 litros.
  • 1 em cada 10 pessoas não tem acesso à água potável;
  • Quase metade da população mundial vive a cerca de 60 km do mar;
  • Em 2010, o Brasil retirou 2.373 m3 por segundo de água. Em 2006 eram 1.842 m3;
  • Se o padrão de consumo no mundo fosse igual ao dos EUA, seriam necessários quatro planetas Terras.
  • 148 países compartilham ao menos uma bacia hidrográfica com outros países vizinhos, no Brasil nós compartilhamos a bacia do Rio Amazonas com o Peru, a Colômbia, o Equador, a Venezuela, a Guiana, o Suriname e a Bolívia e a do Rio Prata com o Uruguai, a Bolívia, o Paraguai e a Argentina.

Fonte: Como cuidar da nossa água, Editora Beĩ (2014)

Jéssica de Miranda Paulo é Engenheira Ambiental e especialista em Planejamento e Gestão de Negócios.

Jéssica de Miranda Paulo
Jéssica é Engenheira Ambiental e Diretora Comercial da Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, pós-graduação em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE Centro Universitário em 2013 e mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o Senai e a Universidade de Stuttgart (2017). Em 2016, participou como bolsista DAAD - Deutscher Akademischer Austauschdienst do Curso de Extensão Internacional de Meio Ambiente na Universidade de Stuttgart (Alemanha). Autora do livro “Termo de Referência para Estudos de Impacto de Vizinhança em Municípios Paranaenses”, publicado em 2018.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x