41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Como está a sustentabilidade do seu município ou bairro?

Em janeiro deste ano foi publicada uma norma referente a sustentabilidade em comunidades, a ABNT – ISO 37120:2017. A mesma define e estabelece metodologias para um conjunto de indicadores relacionados ao desenvolvimento sustentável.

A elaboração desta norma envolveu diversos organismos técnicos e instituições. A mesma é uma tradução e adaptação para realidade brasileira da ISO 37120:2014.

As cidades precisam de indicadores para medir seu desempenho os quais podem ser usados para rastrear e monitorar o progresso na performance da cidade, bem como uma ferramenta para a tomada de decisões.

A norma contém 100 indicadores de sustentabilidade urbana englobando indicadores de diferentes áreas, tais como: economia, educação, energia, ambiente, finanças, serviços de emergência, saúde, lazer, segurança, resíduos, transportes, telecomunicações, água, planejamento urbano, entre outros.

Em 43 cidades internacionais como Barcelona, Boston, Guadalajara, Toronto, entre outras, existem indicadores no padrão da ISO 37120, porém no Brasil ainda não há aplicações desta Norma.

(07/07/2017)

Maíra Caires Aquino é Engenheira Ambiental e Especialista em Construções Sustentáveis.

Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x