41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Como minimizar impactos ambientais na Construção Civil

Para que o desenvolvimento das cidades continue ocorrendo, é fundamental a participação do setor da Construção Civil nesse processo.

Contudo, é inevitável, a geração de impactos ambientais negativos nesse setor, mas muitos podem ser minimizados e compensados, inclusive trazendo retorno financeiro para o empreendedor caso seja realizado um planejamento consistente antes do início da obra. Alguns dos impactos mais comuns na Construção Civil e a forma de minimizar ou compensar estão descritas a seguir:

IMPACTOS COMO MINIMIZAR ATRAVÉS DE PROJETOS
GERAÇÃO DE RESÍDUOS Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC); Monitoramento dos resíduos da obra
EMISSÃO DE RUÍDO Laudo de Ruído Ambiental, por meio de equipamento adequado e profissional qualificado
MUDANÇAS CLIMÁTICAS Inventário de Gases de Efeito Estufa
DEGRADAÇÃO AMBIENTAL Plano de Recuperação de Áreas Degradadas

Dessa forma é importante que o gestor alinhe suas obras para que os danos sejam minimizados, seguindo políticas para redução de mudanças prejudiciais ao meio ambiente. Caso sua empresa não tenha um técnico responsável pelo Setor Ambiental é fundamental a terceirização do mesmo, para que o auxilie no assunto.

Edificações sustentáveis chamam atenção e são fundamentais para a sociedade. Uma vez que o setor de construção civil considere a dimensão ambiental no planejamento e construção de seus empreendimento, a sociedade tem a ganhar como um todos, considerando o equilíbrio social ambiental e econômico.

Thayoná Souza de Oliveira é acadêmica de Engenharia Ambiental da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Increver-se
Notificar-me
guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
José Orlando Carlos da Silva
José Orlando Carlos da Silva
4 anos atrás

Thayoná boa tarde. gostei do seu post. Os resíduos sólidos, a questão climática, degradação ambiental e emissãode ruídos são pontos importantes na gestão sustentável de uma obra alo lado da gestão da água e dos efluentes e aproveitamento de anergia.
José Orlando

Thayoná Souza
Thayoná Souza
4 anos atrás

Boa Tarde José Orlando! Agradeço por estar nos acompanhando e pela contribuição em meu texto =) . Estamos sempre a disposição para auxiliar na redução desses impactos já mencionados!

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

2
0
Would love your thoughts, please comment.x