41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Compostagem: geração de adubo através de resíduos orgânicos!

Já pensou em transformar todo aquele resíduo orgânico gerado na sua casa ou no refeitório da sua empresa em adubo? Ainda não? Então é hora de repensar alguns conceitos e conhecer o método de compostagem, uma técnica com mais de 5 mil mas ainda pouco utilizada nas residências e pelas prefeituras como método de tratamento de resíduos sólidos urbanos.

O tratamento de resíduos é um problema global cada vez mais discutido, logo buscam-se alternativas baratas e eficientes para sua destinação e tratamento, com o conceito cada vez mais acentuado sobre sustentabilidade, grande parte do lixo produzido passou a ser tratado como resíduo, ou seja passou a ter um novo ciclo de vida, a compostagem é um procedimento que recicla as sobras de materiais de origem animal e vegetal, evitando que ele seja descartado de qualquer forma no meio ambiente, além de reduzir o lixo encaminhado a aterros sanitários

A compostagem é um processo biológico, com presença de calor, humidade e ar, sendo capaz de decompor a matéria orgânica transformando-a em um adubo de alta qualidade se bem monitorada. O uso desse composto pode ser utilizado em solos agrícolas muitas vezes substituindo os fertilizantes químicos, em jardins e pequenas hortas. As indústrias que não realizam a compostagem, muitas das vezes contratam empresas para esse serviço, já as pessoas nas residências adotam o método mais comum: a composteira doméstica.

Eu Thayoná tenho uma composteira dessa em minha casa, compacta e eficiente, elaborada a partir de 3 baldes reutilizáveis e com presença da minhoca californiana, uma espécie que se alimenta de matéria orgânica em processo de decomposição, o objetivo é reduzir o passivo ambiental que gero, faço a minha parte, e você? Realiza alguma ação nesse sentido? Seja na sua empresa, residência ou comunidade, é hora de contribuir para um ambiente mais saudável e escolher o melhor método que se enquadre a você!

Thayoná Souza de Oliveira é acadêmica de Engenharia Ambiental da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x