41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Confraternização de 10 anos da empresa Sinergia Engenharia de Meio Ambiente

Local: Restaurante Tartini – Curitiba/PR.

Data: 17/02/2024

 Discurso proferido aos presentes por Juliana de Moraes Ferreira

“Acredito que a maioria de vocês já tenha ouvido de nós como tudo começou, mas vou relembrar alguns fatos nesta data tão significativa que nos fizeram chegar até aqui!

Nós três (Juliana, Jéssica, e Maíra), nos conhecemos no curso de Engenharia Ambiental da PUC Paraná, e concluímos esta etapa tão importante de nossas jornadas pessoais no ano de 2011.

A partir deste ano nossas vidas tomaram rumos diferentes, mas nossa amizade e contato nunca deixaram de existir. Um belo dia no ano de 2013 nos encontramos e decidimos fazer de fato a diferença no mundo, aplicando tudo aquilo que aprendemos durante 4 anos de faculdade juntas! Pois bem, a partir daí, foi nascendo em nós, além das habilidades e conhecimentos técnicos a veia empreendedora, até que, no ano de 2014, após muitas reuniões de planejamento e alinhamento, mais precisamente no dia 10/02/2014 oficialmente saiu o número de nosso CNPJ!

No começo tudo que tínhamos eram, 3 meninas e um sonho! E disposição para criar e fazer dar certo! E aí a Sinergia Engenharia começou a tomar forma, pois precisamos na época pensar, estruturar, desenvolver e tirar do papel desde atividades que na época para nós eram muito complexas como as estruturas para os nossos projetos técnicos,  até atividades que primeiro precisariam ser aprendidas por nós como: atividades financeiras, comerciais, de marketing, compras, recursos humanos, liderança, criação de procedimentos internos, etc, etc, etc.

No início era tudo em home office, mas com o passar dos anos os projetos formam aumentando, a necessidade de adquirir equipamentos foi surgindo e já não cabia mais tantos materiais de escritório na casa de cada uma de nós! Além disso, já não dávamos mais conta de atender às demandas sozinhas, precisávamos de uma equipe!

Veio então a conquista do primeiro espaço físico, a primeira estagiária, a primeira contratação CLT e desde então nós não paramos de crescer!

Nossa proposta de valor é contribuir para uma sociedade com foco no coletivo, ou seja, por meio de nossos estudos, projetos e serviços almejamos que instituições de todos os tipos e as cidades deixem um legado positivo para todos. Isto reflete em nosso propósito que é de ser a sinergia para potencializar a sustentabilidade como modelo de negócio de nossos clientes, a fim de nos prepararmos para os desafios futuros. Deste modo, visamos ser referência como ferramenta estratégica na promoção da sustentabilidade e desenvolvimento do país!

E ao longo destes 10 anos muita coisa aconteceu! Novas pessoas chegaram, novos conhecimentos foram adquiridos, nosso espaço físico melhora a cada dia, novos clientes chegam e tantos outros retornam.

Ao longo destes 10 anos foram vários acontecimentos que merecem destaque!

– Lá em 2014 quanto fazíamos TUDO sozinhas (não sei como dávamos conta!)

– E quando a Jéssica lançou um livro?! E como dizia o poeta, está já plantou uma árvore, já teve um filho e já escreveu um livro! Três coisas que toda pessoa deve fazer durante a vida. Com o livro lançado organizamos um evento na Universidade Federal do Paraná sobre Estudo de Impacto de Vizinhança e, neste ano, nos tornamos referência na elaboração deste estudo em uma prefeitura local.

– Até ficamos famosas por alguns instantes, pois foram algumas entrevistas ao longo desta jornada, tanto para rádio como para televisão!

– E quando tietamos famosos de referência em assuntos estratégicos como a Bel Pesce e o Joel J?

– Ah e como poderia deixar de citar a tão cheirosa visita técnica para conhecer os porquinhos Maíra? Tudo por um PGRS!

– Ou então quando nosso setor comercial dizia “queria muito trabalhar com empresas reconhecidas em sustentabilidade como o Boticário” e hoje, alguns anos depois, eles são um dos nossos principais clientes!

– E as viagens? Recife, Espírito Santo, Porto de Galinhas, SUAPE…É, ainda vamos conquistar o Brasil inteiro!

– E os perrengues? Como esquecer das 9h00 horas de congestionamento para ir visitar um cliente em outra cidade? Ou da vez que tivemos que sair correndo de cachorros? E da perseguição por Almirante Tamandaré? E o carro que chovia dentro? E o Paulo Pauleira, quem lembra? Haha

– E deixei por último, mas não menos importante, o tão desafiador contrato com a instituição financeira mais importante do Brasil! Mas como não somos de abaixar a cabeça para nada, fizemos do limão uma limonada e hoje agregamos aos nossos serviços a ingee inovação sustentável, que promete ser uma das nossas principais aposta para o ano de 2024.

Não podia deixar de citar os nossos selos conquistados ao longo desta trajetória, somos selo clima Paraná na modalidade mais alta de certificação, somos carbono neutro, somos membros do Programa Brasileiro ghg protocol, e em 2023 ganhamos pela primeira vez o prêmio SESI ODS. E claro, muito importante, pela primeira vez na história da Sinergia Engenharia o ano de 2024 será o ano marcado pela criação do nosso Comitê de Sustentabilidade (a ser conduzido pela Tábata Gallo) e CIPA (com a nossa cipeira, mãe de gêmeos, Francielle Mendonça).

Ou seja, na data de hoje celebramos muitas conquistas compartilhadas, pois ao longo destes anos pudemos perceber, o que já tínhamos traçado lá no início e o que veio a ser o nome escolhido para nossa empresa, que, o somatório de esforços individuais, desenvolvidos em um ambiente que orgulhosamente denominamos de colaborativo, pautados em atitudes corretas, justas e transparentes nos fez chegar até aqui e, sem dúvida, nos levarão a alcançarmos nossos ideais de desenvolvimento pessoais e profissionais, assim como os de nossa equipe.

Nosso propósito enquanto Engenheiras Ambientais e nossa paixão por empreender nos impulsionam inclusive a vislumbrar e a focar nos próximos 10 anos e nos comprometemos a manter um ambiente de trabalho inclusivo, empoderador e que nosso ambiente interno tão agradável reflita em uma prestação de serviços que o mercado jamais viu igual.

Sou muito realizada e espero do fundo do meu coração que todos vocês que estão aqui conosco hoje sintam todo nosso entusiasmo e nossa vontade de fazer dar certo.

E por isso quero fazer alguns agradecimentos especiais.

Primeiramente obrigada aos sinergéticos, apelido que carinhosamente foi dado pelos próprios colaboradores para eles mesmos, que realizam seus projetos com muita dedicação e comprometimento, que continuemos sendo sempre sinergia e que em nossa empresa vocês encontrem muitos motivos para serem plenamente felizes e realizados profissionalmente.

Ao Michael e a Mari – Obrigada por tirarem do papel o nosso software e acreditarem conosco que as mudanças climáticas precisam ser combatidas. A ingee é a nossa contribuição para o mundo!

A Bianca – Obrigada por tanta dedicação e entrega! Não foi à toa que com um ano de casa já recebeu uma promoção! Mais que merecida!

Ao time de Assessorias Ambientais, Francielle, Tatyellen e Bernardo, que garantem que todas as obrigações legais das empresas sejam atendidas.

Da mesma forma, Tábata e Pamela, vocês tornam as obras mais sustentáveis.

Karol e Fabi, quanta dedicação podemos perceber nos projetos que estão à frente. Aqui internamente pensamos ‘Se for feito por estas 2 meninas, com certeza receberemos para validação algo de boa escrita e muita qualidade técnica’.

Zamara, contamos com sua alegria, empolgação e carisma para bombar o nosso setor comercial em 2024!

Além disto, também gostaria de registrar o meu agradecimento a Deus por ter colocado duas pessoas tão especiais no meu caminho, com propósitos e valores semelhantes aos meus, Jéssica e Maíra, até que somos boas juntas né? 10 anos empreendendo definitivamente não é para qualquer um! São tantas provações, pressões de todos os lados, dificuldades,  euforias, conquistas, preocupações, alegrias, frustrações, responsabilidades, entre tantos outros sentimentos, mas desenvolvemos nossa mentalidade autocentrada e com foco em nossos objetivos diários e vamos em frente, sempre tendo em mente a motivação que nos levou a abrir a empresa e o nosso propósito maior. A cada ano que passa tenho certeza de ter feito a escolha certa. E acredito que de alguma forma conseguimos externalizar isso tanto internamento quando externamente, não à toa que a cada novo processo seletivo recebemos pelo menos 500 novos currículos de pessoas interessadas em ingressar na jornada junto conosco!

Aproveito também para agradecer aos nossos amigos e familiares (aos que estão aqui e aqueles que também estão aqui mas não podemos enxerga-los) por toda base que nos deram. Obrigada pelos seus mais sinceros votos de vida longa a Sinergia e obrigada por terem acreditado neste sonho conosco desde o princípio.

Enfim, a todos vocês que conseguem sentir a nossa boa vontade, o nosso senso de direção e os ideais, o nosso mais sincero muito obrigada!”

Curitiba, 17 de fevereiro de 2024.

Juliana de Moraes Ferreira
Co-founder da Sinergia Engenharia de Meio Ambiente e CEO da ingee inovação sustentável.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x