41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Construções Sustentáveis, uma tendência mundial!

De todas as atividades humanas a construção civil é uma das que mais gera impacto ao meio ambiente. Estima-se que de 50% a 70% dos resíduos gerados são oriundos da construção civil, esses resíduos chegam a ser duas vezes maior que o volume de resíduos sólidos urbanos, 50 % a 75% dos recursos naturais extraídos e 90% da madeira extraída são utilizadas nessa atividade, porém infelizmente no Brasil a maior parte é ilegal.

Além desses impactos tem também as emissões atmosféricas, aproximadamente 5% das emissões diretas de CO2 do planeta são gerados pela construção civil e outros 25 % indiretos, por exemplo: Para cada tonelada de cimento produzido são gerados 600 kg de CO2 e para cada tonelada de aço produzido são gerado 2500 kg de CO2 na atmosfera.

Com a intenção de reduzir e propor soluções para esses impactos ambientais e atender as necessidades dos usuários, foi então que surgiu o novo conceito de Construções Sustentáveis. O primeiro prédio sustentável brasileiro foi construído em 2004, porém o conceito começou a se fortalecer, a partir de 2007.

Pesquisas mostram que empreendimentos sustentáveis reduzem em até 30% o consumo de energia, em 50% o consumo de água, em 35% a emissão de CO2 e em até 90% o descarte de resíduos, além de garantir um ambiente interno mais saudável e produtivo.

Segundo o Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica – IDHEA, há nove passos principais para uma construção sustentável, são eles: Planejamento sustentável da obra, aproveitamento passivo dos recursos naturais, eficiência energética, gestão e economia de água, gestão dos resíduos na edificação, qualidade do ar e do ambiente interno, conforto termo-acústico, uso racional de materiais e uso de produtos e tecnologias ambientalmente corretas.

Construções Sustentáveis é uma tendência mundial, o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking, com aproximadamente 86 empreendimentos certificados e mais de 600 em análise para certificação.

Maíra Caires Aquino é Engenheira Ambiental e Especialista em Construções Sustentáveis.

Maíra Caires Aquino
Maíra é Engenheira Ambiental e Diretora Técnica na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2012 e cursou Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2014.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x