41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Consultoria Ambiental, para que serve?

consultoria ambiental

A natureza tem a capacidade de reestabelecer seu equilíbrio de forma natural. No entanto, a evolução humana desencadeou atividades como a criação de animais, o cultivo de alimentos, a geração de energia, as construções, a industrialização entre outros que tornam o impacto ambiental inevitável.

A fim de avaliar, controlar e reduzir os impactos, foram criadas as legislações ambientais que a cada ano vem se tornando mais rígidas e específicas para os diversos ramos de atividades. Até nas pequenas empresas por exemplo, os municípios tem vinculado a solicitação e renovação do alvará ao licenciamento ambiental, ou seja, o empreendimento obterá esse documento somente após a liberação do órgão ambiental.

Muitas dessas empresas não possuem um profissional capacitado para realizar e acompanhar o licenciamento, atividade que compreende: a elaboração dos projetos solicitados, a implantação, o monitoramento e o dialogo com os órgãos ambientais.Há muitos casos que, por falta de informação, esses empreendimentos transferem o problema para algum funcionário ou terceiro que não possui conhecimento na área, e não tem responsabilidade e embasamento técnico para responder pela organização, o que é comumente solicitado pelo órgão ambiental.

Por outro lado, existem as grandes empresas que possuem funcionários capacitados na área ambiental, mas que pela alta carga de atividades não tem tempo disponível para organizar a documentação de solicitação de licenciamento ambiental e todos os procedimentos necessários para o devido deferimento do processo.

Em outros casos a empresa busca uma solução sustentável para a sua atividade, fato que não está condicionado necessariamente a uma obrigatoriedade legal, mas que pela conscientização do empreendedor ou pela pressão de clientes e fornecedores, fazem com que a empresa busque soluções alternativas a fim de promover, por exemplo: o aumento dos índices de reciclagem de resíduos, a busca por novas tecnologias de destinação viáveis tanto economicamente quando ambientalmente, a diminuição do consumo de água e energia entre outros que também acarretam na redução de custos.

A solução para esses estabelecimentos é a terceirização do serviço para uma empresa de consultoria ambiental devidamente habilitada à realização de todos estes procedimentos técnico-administrativos,  evitando assim sanções penais, multas e até o embargo da atividade além da realização de projetos de sustentabilidade.

Entre em contato conosco, a Sinergia Engenharia pode apoiá-lo nos assuntos ambientais da sua empresa! яндекс

Jéssica de Miranda Paulo é Engenheira Ambiental e especialista em Planejamento e Gestão de Negócios.

Jéssica de Miranda Paulo
Jéssica é Engenheira Ambiental e Diretora Comercial da Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, pós-graduação em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE Centro Universitário em 2013 e mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o Senai e a Universidade de Stuttgart (2017). Em 2016, participou como bolsista DAAD - Deutscher Akademischer Austauschdienst do Curso de Extensão Internacional de Meio Ambiente na Universidade de Stuttgart (Alemanha). Autora do livro “Termo de Referência para Estudos de Impacto de Vizinhança em Municípios Paranaenses”, publicado em 2018.
Increver-se
Notificar-me
guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno Sanches
Bruno Sanches
9 anos atrás

Sou estudante de Gestão Ambiental e gosto muito da parte de consultoria, auditoria e certificação ambiental, e pretendo fazer pós nessas áreas, Minha pergunta é: a Sinergia indica ou conhece alguma instituição que fornece pós nesses cursos citados?

Obrigado pela atenção desde já. Desejo um futuro promissor para a Sinergia.

Equipe Sinergia
Administrador
Equipe Sinergia
9 anos atrás
Reply to  Bruno Sanches

Olá Bruno.
Não conhecemos nenhuma Pós Graduação específica em consultoria ambiental, mas há muitos cursos específicos de auditoria e certificação. A consultoria ambiental está muito relacionada com a gestão ambiental. Há bons cursos nas principais Universidades do Estado e do País.

Obrigada e ficamos à disposição.

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

2
0
Would love your thoughts, please comment.x