41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

CONSUMO RESIDENCIAL DE ENERGIA CRESCE 7,3% NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2019.

Na semana em que é comemorado o Dia Mundial da Energia nada melhor do que abordar esse assunto. O dia 29 de maio, foi criado com o intuito de conscientizar as pessoas e governos sobre o impacto ambiental na produção e no consumo de energia, também incentivar o uso de energias renováveis.

Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o crescimento do consumo de energia em 7,3% no país, comparado ao ano de 2018, se deu devido ao aumento de temperatura bem acima do esperado, nos meses de janeiro e fevereiro.

Com esse aumento significativo, é fundamental conscientizar o consumo energético, desde a hora da compra de produtos elétricos e eletrônicos, verificando a eficiência (dê preferência aos que possuem selo PROCEL), até o momento de apagar a luz em cômodos que não estão sendo utilizados, outra maneira de contribuição para o setor energético é adotar energias renováveis como fonte, poupando recursos limitados do nosso planeta como os combustíveis fósseis. Algumas fontes de energias renováveis são: energia solar, energia eólica (dos ventos), biomassa (matéria orgânica), mareomotriz (das ondas de mares e oceanos), entre outras.

Além de poupar recursos essas fontes estão inseridas em um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), onde o Brasil em 2015 adotou oficialmente a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, com o compromisso de aumentar a participação de energias renováveis na matriz energética e dobrar a taxa de melhoria da eficiência energética.

Thayoná Souza de Oliveira é acadêmica de Engenharia Ambiental da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x