ago
CONTEXTO DA CERTIFICAÇÃO WELL – CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

Desenvolvida pelo International WELL Bilding Institute (IWBI), a certificação WELL é um sistema de classificação voltada para a promoção não apenas da eficiência e sustentabilidade ambiental, mas também da saúde e do bem-estar físicos e mentais dos indivíduos ocupantes de edifícios (IWBI, 2023).
Com a crescente urbanização e a necessidade de ambientes de trabalho e moradia que promovam práticas que vão além da sustentabilidade ambiental, a certificação WELL aborda aspectos como a qualidade do ar, iluminação natural, conforto térmico e acústico visando a criação de ambientes mais saudáveis e produtivos para os usuários (Moraes et al., 2019).
Para a obtenção da certificação, a submissão do projeto deve ser realizada diretamente para IWBI ou a um parceiro de avaliação autorizado. A documentação será auditada e verificada para comprovar o atendimento aos requisitos WELL.
A certificação é estruturada de acordo com o grau de conformidade com as diretrizes estabelecidas. Os níveis são:
- Certificação WELL Silver;
- Certificação WELL Gold;
- Certificação WELL Platinum.
Em conclusão, a certificação WELL é muito importante para o desenvolvimento de ambientes que equilibrem as necessidades dos seus usuários com os aspectos ambientais, representando um avanço significativo no âmbito das construções sustentáveis. Sendo uma peça-chave no desenvolvimento de espaços que atendam às necessidades tanto do planeta quanto das pessoas (IWBI, 2023).
Portanto, você construtora que tenha interesse em realizar seus projetos conforme diretrizes para uma construção sustentável, ou que quer saber mais informações sobre esse tema, entre em contato conosco!
A Sinergia Engenharia de Meio Ambiente pode te auxiliar!
INTERNATIONAL WELL BUILDING INSTITUTE. WELL Building Standard overview. 2023. Disponível em: https://www.wellcertified.com. Acesso em: 04/09/2024.
MORAES, M. B.; CARVALHO, M. A.; ALMEIDA, L. A. Impactos das certificações WELL e LEED na qualidade do ambiente construído. In: Sustentabilidade e inovação em edificações. Editora Universitária, 2019. p. 123-138.