41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Economia Linear x Economia Circular

O modelo de economia linear consiste em: 

1) extrair a matéria-prima, 

2) transformar em produto e 

3) descartar o produto, sem muito critério, sem considerar a resiliência ambiental, a escassez dos recursos naturais e o reaproveitamento pós consumo.

Diante dos problemas ambientais a forma de produção precisa fazer parte das estratégias das empresas, foi então que surgiu o conceito de Economia Circular. 

Na Economia Circular entende-se que o que é rejeito para um é matéria-prima, combustível para o outro, com um conceito de reaproveitamento. 

Segundo Barros, 2019 os pilares da economia circular são:

  • PRODUZIR: O processo de produção tem como base a redução da extração dos recursos naturais e aproveitando-os de forma mais eficiente 
  • UTILIZAR: Usar o produto até o final da vida útil, sem descartar de forma desnecessária. 
  • RECICLAR/ REUTILIZAR:  A economia circular não descarta o produto, pelo contrário. O conceito se baseia na reutilização desse material e, caso isso não seja possível, a sua reciclagem. 

Tanto para consumidores como para as organizações a economia circular não é mais uma possibilidade, mas sim uma necessidade. 

A mudança começa por nós, vamos nos conscientizar, repensar nossos padrões de consumo e fazer a diferença! 

 

Maíra Caires Aquino
Maíra é Engenheira Ambiental e Diretora Técnica na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2012 e cursou Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2014.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x