41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Ei, empreendedor! Você já ouviu falar sobre “Central de Resíduos”?

A central de resíduos é uma área externa designada ao armazenamento de resíduos nas instalações de um empreendimento, mas você sabia que esta central tem parâmetros a serem seguidos para que sua construção esteja de acordo com o que estabelecem as NBRs 11.174/1990 e 12.235/1992?

A NBR 11.174/1990 estabelece as condições mínimas necessárias para o correto armazenamento dos resíduos classe IIA e IIB gerados no empreendimento, a fim de garantir seu potencial de reciclabilidade e proteger o meio ambiente. Já a NBR 12.235/1992 estabelece os critérios necessários para o correto armazenamento dos resíduos perigosos (Classe I). Para uma assertiva segregação, os resíduos devem, imprescindivelmente, serem classificados de acordo com a NBR 10.004/2004.

Uma central de resíduos bem estruturada deve ser planejada considerando as particularidades de cada empreendimento e, principalmente, levando em conta a quantidade de resíduos gerados semanalmente, para garantir que a infraestrutura suporte toda a demanda necessária.

De forma geral, toda central de resíduos deve ser composta, obrigatoriamente, por duas baias, uma destinada aos resíduos perigosos e outra aos não perigosos. Além disso, ela deve ser localizada em um ponto estratégico para facilitar a entrada de caminhões e a retirada dos resíduos. É importante que a central esteja afastada de galerias de águas pluviais, nascentes e rios. Ademais, a central deve possuir equipamentos de emergência para combate a incêndios e vazamentos de produtos perigosos, ser devidamente identificada e ter acesso restrito, permitindo apenas a entrada de colaboradores devidamente treinados e dotados de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Em ambas as baias, os resíduos deverão estar devidamente identificados e segregados, sendo armazenados em containers, tambores, tanques e/ou a granel, ao que lhe for mais adequado, respeitando os padrões de cores estabelecidos pela Resolução Conama 275/2001. As baias de armazenamento devem ser cobertas, possuir ventilação, iluminação adequada e contar com sistema de impermeabilização da base e contenção para possíveis vazamentos.

Se você, empreendedor, se interessou pelo assunto e gostaria de mais informações sobre como regularizar a central de resíduos de sua empresa, conte conosco! Nossa equipe técnica está preparada para orientá-lo quanto ao gerenciamento de seus resíduos e fornecer uma consultoria personalizada para as particularidades de sua empresa.

Bianca Gabriela Manoel
Bianca é Assistente Ambiental graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná em 2022.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x