41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Errata da Norma ABNT NBR 10151: 2019

No dia 31 de março foi publicada a errata das normas ABNT NBR 10151 Acústica – Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas – Aplicação de uso geral e ABNT NBR 10152 Acústica – níveis de pressão sonora em ambientes internos e edificações.

Toda atualização de normas, leis e resoluções gera um desconforto e dificuldades muitas vezes relacionadas à interpretação. No texto desta semana vamos focar nas alterações relacionadas à ABNT NBR 10151: 2019.

Quando esta foi publicada em maio de 2019, gerou-se muita polêmica com relação ao equipamento sonômetro que atendia a mesma, principalmente porque no Brasil não há laboratório regulamentado que aplique a IEC 61672-2. E foi então que muitos profissionais da área de acústica sentiram-se ameaçados e obrigados a descartar os sonômetros utilizados.

Na errata publicada em março do presente ano, foi inserido que pode ser utilizado sonômetro integrador fabricado antes da publicação da IEC 61672 (todas as partes), desde que aprovado e calibrado conforme as IEC 60651 e IEC 60804 para Tipo 0 ou Tipo 1. Neste documento ainda foram inseridas e substituídas várias Notas com caráter explicativas e não normativas, tornando-a mais clara.

Outra questão trazida foi a flexibilização para o não atendimento à norma na ocorrência de eventos religiosos, culturais, desportivos, disparo de fogos de artifício emissores de ruídos, shows com torres de alto-falantes, trios elétricos, desfiles e ensaios carnavalescos em praças e vias públicas.

Uma norma não pode ser subjetiva, até um dos pontos alterados da versão anterior foi a questão de conforto, o que é conforto?  O que é conforto para mim pode não ser para você. Ou é som tonal ou não é som tonal.

Esses foram apenas alguns pontos encontrados no documento, para ter acesso na integra basta acessar ABNT NBR 10151:2019 Errata 1:2020 https://bityli.com/pIgoR

Nós da Sinergia Engenharia temos profissionais habilitados para elaboração de Laudos de Ruído Ambiental, participamos do curso da atualização da ABNT NBR 10151:2019 realizado em São Paulo na própria ABNT, temos o maior cuidado com a metodologia, pois nada adianta ter o melhor equipamento e não saber usar, não saber posicionar, tudo isso para entregar melhor resultado para os nossos clientes. 

Maíra Caires Aquino
Maíra é Engenheira Ambiental e Diretora Técnica na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2012 e cursou Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2014.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x