41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

A importância da análise ambiental no Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV)

O Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) é uma ferramenta de gestão urbana, amparada pela Lei nº10257/01, que quando adotada pelos municípios, auxilia na avaliação dos impactos causados por novos empreendimentos no planejamento urbano. Na elaboração de um EIV, deve-se levar em consideração duas vertentes que conversam entre si, a urbanística e a ambiental. A visão urbanística representa a abordagem relacionada ao uso e ocupação do solo, densidade demográfica e as áreas de interesse histórico, cultural e paisagístico, dentre outras áreas de interesse urbano. Já a ambiental, relaciona-se com os equipamentos urbanos: rede de distribuição de água, rede de coleta de esgoto, coleta de resíduos sólidos dentre outras áreas de interesse ambiental.

O que se observa é que há uma grande importância dos aspectos urbanísticos, descaracterizando a relevância da análise crítica aos aspectos e impactos ambientais.

A partir disso, cabe-se o seguinte questionamento: Será que os aspectos ambientais realmente são menos importantes que os urbanísticos? Ou será que a demanda na área de saúde não está relacionada ao descuido com as causas ambientais, como as doenças feco-orais ocasionadas pela poluição dos corpos hídricos, ou então a crescente das doenças respiratórias devido ao aumento da poluição atmosférica, acarretada pelo crescente número de veículos em circulação? Inúmeros são as discussões ao entorno desta relação causa-efeito.

Cabe então a reflexão das partes envolvidas no processo, principalmente do poder público, em cobrar e avaliar a inter-relação, e ainda aos técnicos responsáveis pela elaboração dos estudos de impacto, a interação das duas vertentes, a urbanística e a ambiental.

A equipe da Sinergia Engenharia de Meio Ambiente responsável pela elaboração de EIV´s é composta por profissionais de meio ambiente e arquitetura e urbanismo, pois temos a preocupação de identificar com o mesmo peso, tanto impactos ambientais como urbanísticos.

Realize o seu EIV de forma completa com a Sinergia Engenharia!

(01/09/17)

Guilherme Carvalho Moura é acadêmico de Engenharia Ambiental da PUC-PR.

Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x