41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Já conhecem o programa 5S?

Saiba como melhorar o ambiente do seu escritório pós-pandemia!

O nome 5S é derivado de cinco palavras japonesas iniciadas pela letra “S”, as quais foram ampliadas do termo “senso” na tradução para o português. São elas: SEIRI, SEITON, SEISO, SEIKETSU, SHITSUKE.

O programa 5S tem como objetivo deixar o ambiente de trabalho mais saudável, prazeroso e descontraído para o funcionário exercer suas funções com maior produtividade.

Nesse período de quarentena, a grande maioria das empresas aderiram ao trabalho em home office, porém quando voltar ao cotidiano terão que se habituar novamente ao trabalho presencial no escritório, deste modo, um local organizado facilita a volta da rotina.

Esse programa é um método aplicado, que tende a melhorar a qualidade no ambiente de trabalho por meio da organização, limpeza e conduta, podendo trazer melhora de humor, nos relacionamentos entre os funcionários, na otimização de processos e contribuir para a eliminação do desperdício.

O primeiro senso é o SEIRI (Senso de Utilização), o qual tem como base a palavra “uso”, através de uma seleção escolhe-se o que realmente importa na empresa, deixando o ambiente mais saudável e limpo. Podendo usar essa ideologia não só para materiais físicos, mas também para fases do processo de produção.

O segundo é o SEITON (Senso de Ordenação) o qual traz consigo o conceito de organização, colocar cada objeto no seu lugar priorizando pela fácil localização, identificação, acesso e retorno ao local de origem após o uso.

O SEISO (Senso de Limpeza) é o terceiro senso a ser aplicado logo após a organização, esse senso pode ser interpretado como a eliminação de sujeira e objetos não identificados, descartando de forma correta assim como explicamos nesse texto (clique aqui!). A prática do SEISO deve incluir a limpeza geral do ambiente, eliminando manchas e poeiras.

O quarto senso, SEIKETSU, é o senso da saúde e higiene, o qual tem o conceito do que seria um ambiente saudável capaz de proporcionar qualidade de vida e bem-estar a todos.

O quinto SHITSUKE é o senso que trata da autodisciplina, tendo objetivo de desenvolver o hábito e o comprometimento para a execução dos sensos anteriores.

VANTAGEM GERAIS:

• Aumento da segurança;
• Agilidade dos processos;
• Eliminação de objetos, pastas e materiais desnecessários;
• Otimização do espaço;
• Eliminação da poluição visual;
• Fácil obtenção de informação;
• Desenvolvimento do trabalho em equipe;
• Melhora no nível de motivação pessoal;
• Melhora da qualidade de vida;
• Higiene física e mental.

Em nosso site existe uma matéria que envolve o tema de sustentabilidade corporativa que está relacionada diretamente com o programa 5S, acompanhe clicando aqui!

Gustavo Gonçalves Pedro é acadêmico de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x