41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Laudo Florístico e Inventário Florestal

Entenda a diferença entre esses dois estudos da vegetação

Os estudos da vegetação são inúmeros e cada um possui um objetivo diferente. Algumas licenças e autorizações ambientais exigem estes estudos específicos de acordo com cada situação, de acordo com a avaliação do órgão ambiental. O laudo florístico e o inventário florestal são estudos diferentes entre si que possuem resultados diferentes, como é apresentado a seguir.

O laudo técnico de vegetação ou laudo florístico tem como objetivo levantar informações referentes à vegetação existente no local pretendido para implantação de empreendimentos, caracterizando a tipologia florestal qualitativamente, definindo o estágio sucessional de acordo com a RESOLUÇÃO CONAMA nº 2, de 18 de março de 1994. O estudo pode atestar também as condições fitossanitárias da vegetação e possíveis produtos madeireiros que podem ser obtidos da floresta.

O inventário é exigido pelo governo para aprovação de áreas de corte junto ao plano de exploração da vegetação e também para planos de manejo florestal. Usualmente o inventário tem caráter estratégico e principalmente quantitativo, buscando assim determinar o volume de madeira para planejamento de ações e previsão de resultados de crescimento da população florestal. Entretanto, esse estudo é uma ferramenta ampla que pode ser utilizada para diversos objetos, como: volumetria, listagem de espécies, caracterização de dinâmica florestal etc.

Entre em contato com a Sinergia Engenharia e saiba mais sobre nossos serviços!

Beatriz Cristina Goes é formada em Engenheira Florestal pela PUC/PR, pós-graduanda em Gestão Sustentável e Meio Ambiente e tem sua atuação profissional focada na Conservação da Natureza.

Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x