41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Logística reversa de pilhas e baterias, um descarte responsável!

As pilhas e baterias são extremamente prejudiciais ao meio ambiente quando descartadas de modo inadequado, pois em sua composição encontram-se metais pesado como chumbo, cádmio, mercúrio, zinco e manganês.

Todos os dias milhões de pessoas descartam pilhas de maneira inadequada, ocasionando a liberação dos seus componentes tóxicos no ambiente, gerando problemas no solo, na água e atmosfera, causando até mesmo sérios danos a diversas formas de vida, incluindo o homem.

De acordo com a norma NBR 10.004/2004, as pilhas e baterias apresentam características de corrosividade, reatividade e toxicidade, classificando-as como resíduos perigosos (classe I).

Devido a estes problemas causados pelas pilhas e baterias, surgiu a necessidade de se elaborar um programa de responsabilidade compartilhada chamado logística reversa, segundo o artigo 3, parágrafo 12, da Lei 12.305/2010: a logística reversa consiste em um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento ou a destinação final ambientalmente adequada, sendo que a responsabilidade é compartilhada pela  indústria, distribuidor, varejo, consumidor.

Faça sua parte! Seja um consumidor consciente e preocupado com as gerações futuras!

Conte com a Sinergia Engenharia de Meio Ambiente para a elaboração do PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da sua empresa, que iremos encontrar a destinação adequada para todos os resíduos gerados!

Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x