41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Meio Ambiente na Revolução 4.0

O mundo já passou por três revoluções industriais e está caminhando para a quarta. A primeira revolução industrial aconteceu no ano de 1780 e foi um marco na história, pois é onde iniciaram as mecanizações do processo industrial. No ano de 1870, quase 100 anos depois, aconteceu a segunda revolução com a eletrificação da fábrica e desta forma iniciou-se a produção em massa. Já a terceira revolução foi a de automação, que iniciou em 1969 (MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS, 2020). A partir dos anos 2000 iniciou-se a revolução industrial 4.0 que envolve inteligência artificial, robótica, big data e outros que têm a fusão do mundo físico, digital e biológico.

No aspecto do Marketing 4.0, a revolução é digital, ou seja, a presença é online e há adoção de novas tecnologias, conceitos e abordagens. As principais características são (LINA BENNEMANN, 2020):

  • Foco em colaboração;
  • Objetivo de envolver o cliente;
  • As empresas veem o mercado como ser humano social;
  • Colaboração é o conceito chave;
  • Proposta de valor visa o aspecto social;
  • A interação com o consumidor é híbrida.

O Marketing 4.0 provoca o senso verdadeiro de responsabilidade, ou seja, o mercado não está mais satisfeito com o que a empresa diz, mas sim se está de fato fazendo o que está apresentando. Isto inclui a questão do impacto que as empresas estão gerando no mundo e como podem contribuir para o bem de todos.

No aspecto de meio ambiente e sustentabilidade, as empresas devem, portanto, implantar de fato estratégias que em muitos casos são somente divulgadas, sem ação efetiva. O cliente, do outro lado, está cada vez mais conectado e consegue selecionar a melhor compra, considerando diversos fatores, incluindo o respeito ao meio ambiente e a sociedade.

Alguns exemplos desta nova revolução que já fazem parte do nosso dia-dia são: compartilhamento de carros, bicicletas e patinetes, possibilidade de escolher energias de fontes mais renováveis, aplicativos de brechós online, tecnologias adaptadas visando a inclusão de pessoas com deficiência e idosos  e outros serviços que cada vez mais estão voltadas para o consumidor cada vez mais consciente.

De forma prática, as empresas devem planejar ações que vão além das regras básicas a serem cumpridas, mas repensar seus negócios visando o impacto positivo na sociedade e ao meio ambiente.

E a sua empresa, já está pronta para a nova revolução?

 

Jéssica de Miranda Paulo
Jéssica de Miranda Paulo
Engenheira Ambiental, Mestre em Meio Ambiente Urbano e Industrial e Especialista em Planejamento e Gestão de Negócios
Increver-se
Notificar-me
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
Prepare sua empresa para o que vem depois – Sinergia Engenharia
1 mês atrás

[…] mais apenas um discurso e quem não se atentar vai ficar para trás. Acompanhe a matéria sobre Meio Ambiente na Revolução 4.0. Em Janeiro deste ano o presidente do Banco Central já afirmava que grandes investidores […]

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x