41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Análise SWOT do Brasil em relação às Mudanças Climáticas

Mudanças Climáticas

O termo SWOT significa Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Trata-se uma ferramenta muito utilizada na administração e planejamento para identificar o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da organização.

No dia 1º de dezembro foi dado início à 20ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP-20) em Lima, no Peru. Estão presentes mais de 10 mil delegados de 195 países com o propósito de se chegar a um consenso de compromissos e objetivos em prol da redução das emissões de gases estufa visando um acordo global a ser assinado no próximo ano na Conferência de Paris.

Realizar uma análise SWOT para o Brasil referente ao tema Mudanças Climáticas é algo digno de uma monografia, portanto tentei descrever nas linhas abaixo um formato resumido de qual é a minha visão das Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades para o Brasil quanto a este tema.

Se compararmos com outros países, só em 2013, 41% da energia utilizada do Brasil foi renovável. Coloco esse ponto como força pois se compararmos com o mundo em que essa porcentagem é menor que 15%, temos muitos pontos à frente.

Outras questões que identifico como força: possuímos uma extensa área marítima que contribui com a retenção do gás CO2, produzimos álcool que emite menor quantidade de gases que os combustíveis fósseis, temos recursos alternativos de fontes energéticas solares e eólicas, além de possuirmos uma grande extensão de terras voltadas para a agricultura que de certa forma absorvem este gás.

As fraquezas do Brasil estão relacionadas com a falta de tecnologia e investimentos em pesquisas, falta de investimentos em alternativas de transportes eficientes e coletivos, predominância do transporte de cargas rodoviários, grande quantidade de queimadas, o desmatamento desenfreado, a falta de fiscalização, a grande burocracia para adoção de tecnologias e projetos inovadores, a carência de educação e sensibilização ambiental da população, além de políticas imediatistas que não levam em consideração o tempo futuro.

Como principal ameaça eu vejo o fato do país ser emergente e buscar o crescimento em detrimento do desenvolvimento aumentando as suas emissões e tornando-se um dos principais poluidores (estamos quase lá).

Tudo que foi apontado antes pode ser visto e transformado em oportunidade. Temos históricos mal sucedidos de países que buscaram o desenvolvimento sem dar a devida importância para o aspecto ambiental e por isso sabemos quais caminhos não seguir. Resta à nossa nação investir em tecnologias e projetos que visem o desenvolvimento sustentável, estabelecer critérios e incentivos aos investimentos que visem a sustentabilidade do nosso país para que possamos ser reconhecidos no futuro como um exemplo de nação a ser seguida, ou isso tudo é muito utópico?

Jéssica de Miranda Paulo é Engenheira Ambiental e especialista em Planejamento e Gestão de Negócios.

Jéssica de Miranda Paulo
Jéssica é Engenheira Ambiental e Diretora Comercial da Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, pós-graduação em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE Centro Universitário em 2013 e mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o Senai e a Universidade de Stuttgart (2017). Em 2016, participou como bolsista DAAD - Deutscher Akademischer Austauschdienst do Curso de Extensão Internacional de Meio Ambiente na Universidade de Stuttgart (Alemanha). Autora do livro “Termo de Referência para Estudos de Impacto de Vizinhança em Municípios Paranaenses”, publicado em 2018.
Increver-se
Notificar-me
guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Altair Ferreira
Altair Ferreira
9 anos atrás

Prezada Jéssica,

É muito oportuna essa sua análise em relação aos problema climáticos relacionados ao Brasil.
Concordo com você em suas consideração e não acho utópico o Brasil conquistar uma posição de destaque entre os países do mundo. Basta que os nossos dirigentes tenham interesse em fazer o que deve ser feito. Claro que os cidadãos brasileiros devem também fazer a sua parte que é a mais importante. O caminho é longo e é preciso uma mudança radical na cultura dos nossos cidadãos.

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

2
0
Would love your thoughts, please comment.x