41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Nas férias, natureza boa é natureza limpa!Faça sua parte!

Nessa época do ano as pessoas querem relaxar e aproveitar o verão, afinal é época de temporada de férias em família. Sendo assim, o litoral é o local escolhido e onde todos vão em busca das inúmeras opções de lazer. O litoral Paranaense é repleto de opções ecoturísticas como cachoeiras, rios, montanhas, reservas naturais, ilhas e balneários. Infelizmente estes ecossistemas, sensíveis e muito degradados ao longos das décadas, sofrem com intensa poluição e descaso pelos visitantes. Este cenário é ainda mais acentuado levando em consideração esse êxodo urbano sazonal, que tem como principal consequência do adensamento populacional a intensificação dos impactos ambientais nas regiões naturais.

Os impactos não ocorrem somente na faixa litorânea, mas também nas áreas de vegetação nativa, importantes na preservação e manutenção dos recursos hídricos, fauna e flora, que acabam sofrendo com o desmatamento, queimadas, extrativismo ilegal e poluição intensa nas áreas destinadas a trilhas. Os impactos continuam ao longo de todo o percurso da cidade, passando pela serra do mar até a praia onde o meio ambiente é sobrecarregado com cargas de emissões de gases do efeito estufa, partículas atmosféricas das cargas dos caminhões e poluição sonora. Quando finalmente se chega a praia, percebemos diversas áreas onde a água se encontra tão poluída de coliformes fecais e óleo que, além dos peixes, os próprios banhistas saem prejudicados pois estas são impróprias para banho. Mas entre todos os impactos, a geração de lixo é a mais preocupante. No fim do dia, os leitos dos rios acabam repletos de sacolas plásticas, garrafas de vidros e latas de bebidas. As restingas, mangues e oceanos ficam tão soterrados em lixo que a vida marinha é colocada em um risco alarmante.

Atualmente, conservar a mata atlântica é um dos principais focos de atuação do governo pois estas áreas naturais são essenciais para manutenção da vida e para o bem estar humano. O que serve como exemplo para nós, cidadãos, nos voltarmos para elas pensando também na sua conservação, e assim garantir que nos anos futuros ainda seja possível usufruir das belezas naturais e recursos fundamentais que elas nos oferecem. Para isso, é urgente tomar atitudes de um verão consciente e buscar o cuidado com a natureza todos os dias, como: reduzir o consumo, buscar conhecer a procedência e legalidade dos produtos locais, jogar o lixo na lixeira e nunca deixá-los na areia,  sempre que sair de casa levar o seu saquinho de lixo (para depósito de garrafas, embalagens de comida, palitos de picolé etc), praticar a reciclagem, ir de ônibus ou bicicleta e não jogar óleo no ralo da pia.

Faça sua parte, o meio ambiente agradece!

Beatriz Cristina Goes é formada em Engenheira Florestal pela PUC/PR, pós-graduanda em Gestão Sustentável e Meio Ambiente e tem sua atuação profissional focada na Conservação da Natureza.

 

Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x