41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Novas regras para o Licenciamento Ambiental em Ponta Grossa!

No dia 17 de Dezembro de 2015 foi publicado no Diário Oficial a Lei 12.345 que institui o Sistema Municipal de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, portanto, a partir de então, é competência da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SMMA da Prefeitura de Ponta Grossa o licenciamento ambiental dos empreendimentos do município o qual era feito pelo Instituto Ambiental do Paraná – IAP.

Segundo representante da SMMA, Valter Martins, o processo de municipalização vai trazer mais celeridade aos licenciamentos. Cabe ressaltar que primeiramente empreendimentos menores serão licenciados pelo município e aqueles de porte grande e excepcionais continuarão sendo licenciados pelo IAP, porém a tendência é que futuramente tudo seja centralizado na prefeitura.

Junto a essa mudança, outras vieram para somar e proteger o meio ambiente como o Decreto 10.994 de Fevereiro deste ano que Institui as Diretrizes para apresentação dos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, classifica os Resíduos Sólidos, identifica os Geradores e dá outras providências. Segundo este decreto, empreendimentos licenciados pelo estado devem apresentar o PGRS até o dia 31 de Março de cada ano, já aqueles licenciados pelo município devem apresentá-lo junto ao requerimento da Licença Ambiental.

Para empresas voltadas à Construção Civil, estão vinculados ao alvará de construção ou ao licenciamento de uma obra a apresentação do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – PGRCC, podendo ser simplificado ou completo variando de acordo com o porte da obra, bem como o Relatório de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – RGRCC, a ser apresentado ao final da obra com todos os comprovantes de destinação final. Mais informações sobre os projetos podem ser encontradas no Decreto 10.995/2016.

Com essas mudanças e outras que estão por vir, muitas dúvidas serão geradas. Se seu empreendimento estiver em Ponta Grossa, consulte-nos e nós te ajudaremos da melhor forma.  

Ninguém é tão bom quanto todos nós juntos! Conte com a Sinergia Engenharia!

(01/04/2016)

Maíra Caires Aquino é Engenheira Ambiental e Especialista em Construções Sustentáveis.

Maíra Caires Aquino
Maíra é Engenheira Ambiental e Diretora Técnica na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2012 e cursou Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2014.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x