41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

O Descomissionamento e o Meio Ambiente

Descomissionamento e o Meio Ambiente

O descomissionamento ou desmobilização refere-se à desativação de todo um empreendimento ou parte dele, como a remoção ou troca de uma linha de produção. Com o desenvolvimento das cidades, áreas que antes tinham vocação industrial hoje estão tomadas de residências, condomínios e comércios no entorno fazendo com que o descomissionamento esteja cada vez mais presente nos grandes centros urbanos.

Elaborar um Plano Ambiental de Descomissionamento antes de iniciar essa atividade e realizar o monitoramento durante o processo é muito importante pois evita a geração de passivos na área ao definir como serão descontaminados e aproveitados os equipamentos do local e suas estruturas; como deverá ser realizada a remediação do solo e da água subterrânea e o gerenciamento dos resíduos gerados neste processo.

Assim como a concessão das licenças de instalação e operação de um novo empreendimento, é muito importante pensar em uma licença para a desativação do mesmo, visto a possibilidade da geração de impactos ambientais e sociais.

Atualmente a Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Curitiba exige uma Autorização Ambiental para a Desativação de Atividades Potencialmente Poluidoras (ADA) para o encerramento de atividades consideradas efetivas ou potencialmente poluidoras e capazes de causar degradação ambiental, tais como: atividades em que houveram manipulação e armazenamento de produtos ou resíduos perigosos; geradora de efluentes líquidos; tratamento de superfícies; fundição; áreas de armazenamento e distribuição de produtos combustíveis; tratamento e disposição final no solo de efluentes e resíduos sólidos; áreas com suspeita de existência de contaminação ambiental de solo e água.

O conceito de ACV – Avaliação de Ciclo de Vida vem se disseminando e é muito útil nesse caso pois o planejamento do pós consumo ou seja, o que fazer com o produto depois de ser usado, está se tornando aos poucos tão importante quanto o planejamento e a criação de um grande equipamento ou de uma planta industrial, por exemplo. Espera-se que essa disseminação seja favorável para a exigência de normas e regulamentos específicos relacionados ao descomissionamento.

Jéssica de Miranda Paulo é Engenheira Ambiental e especialista em Planejamento e Gestão de Negócios.

Jéssica de Miranda Paulo
Jéssica é Engenheira Ambiental e Diretora Comercial da Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, pós-graduação em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE Centro Universitário em 2013 e mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o Senai e a Universidade de Stuttgart (2017). Em 2016, participou como bolsista DAAD - Deutscher Akademischer Austauschdienst do Curso de Extensão Internacional de Meio Ambiente na Universidade de Stuttgart (Alemanha). Autora do livro “Termo de Referência para Estudos de Impacto de Vizinhança em Municípios Paranaenses”, publicado em 2018.
Increver-se
Notificar-me
guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
DANILO ALENCAR
DANILO ALENCAR
8 anos atrás

Boa tarde,

Estou fazendo um trabalho da faculdade sobre descomissionamento e para ilustrar as etapas de um descomissionamento necessitaria de um exemplo. Se possível me envia uma EAP de um exemplo de descomissionamento.

Att,

Danilo

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

2
0
Would love your thoughts, please comment.x