41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

O Engenheiro Ambiental

O Engenheiro Ambiental atua no mercado a fim de buscar minimizar os efeitos negativos das atividades humanas sobre o Meio Ambiente, ou seja, o principal objetivo é promover um equilíbrio entre as atividades antrópicas e os recursos presentes na natureza. O foco não é evitar que uma árvore seja derrubada, mas sim, uma vez derrubada a árvore, encontrar formas de compensar o impacto, considerando sempre o fato de que a sociedade e a economia precisam se desenvolver e crescer. Muitos erroneamente confundem o Papel do Ambientalista com as atribuições do Engenheiro Ambiental. Segundo a Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais – ANEAM a função do Engenheiro Ambiental é “No Brasil a Engenharia Ambiental é voltada para o desenvolvimento econômico sustentável com a função de resolver problemas concretos de prevenção e remediação (atividade corretiva) diante das ações antrópicas mediante aplicações da tecnologia disponível, pontual e localmente apropriada respeitando os limites dos recursos naturais”.

Este profissional pode atuar em Organizações Públicas como Órgãos Ambientais ligados à água, energia, fiscalização e licenciamento; Privadas, principalmente em grandes indústrias e consultorias e também em ONG’s.

Para conhecer especificamente a função desempenhada por um Engenheiro Ambiental dentro de uma Consultoria Ambiental, veja o artigo: http://wordpress-416460-1311487.cloudwaysapps.com/consultoria-ambiental-para-que-serve/

Para se tornar um Engenheiro Ambiental existem bons cursos de Graduação espalhados pelo país, a duração dos mesmos varia de 4 a 5 anos. Por se tratar de um curso multidisciplinar as disciplinas ofertadas vão desde matérias comuns a todas as Engenharias como: Cálculo, Geometria, Física, passando por Programação de Computadores, AutoCad, Desenho Técnico à matérias como Hidráulica, Modelagem, Gerenciamento de Projetos, Topografia, Gestão Ambiental, Emissões Atmosféricas, Tratamento de Água e Esgoto, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, entre outras.

A primeira turma de Engenharia Ambiental foi criada em 1992 em Palmas/TO cuja data de formatura foi em 31 de Janeiro de 1996, dia em que se comemora o Dia do Engenheiro Ambiental

Segundo o guia de Carreiras do G1 “(…) Pesquisas apontam que a profissão é uma das mais promissoras do futuro e a crescente onda da preocupação ecológica cria novos nichos de mercado e oferta de vagas”.

 Juliana de Moraes Ferreira é Engenheira Ambiental e Especialista em Gestão de Energia.

 

Juliana de Moraes Ferreira
Juliana é Engenheira Ambiental e Diretora Financeira na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Gestão de Energia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2011, e habilitação para atuação como Auditora Interno Integrado ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007.
Increver-se
Notificar-me
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
julia sobis
julia sobis
6 anos atrás

Carreira fascinante! Essa é uma das que eu teria escolhido se não fosse arquiteta

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

1
0
Would love your thoughts, please comment.x