41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

O que são Procedimentos Ambientais e para que servem?

Processo é qualquer atividade que recebe uma entrada e converte em saída. As entradas são os insumos que serão necessários para alcançar os resultados almejados, desde recursos humanos, materiais e equipamentos, até recursos financeiros. Enquanto que as saídas são os resultados esperados. É como uma receita de bolo!

A criação e a efetiva utilização de procedimentos é uma forma de agregar valor a empresa. A organização deve ainda prover treinamentos e eleger responsáveis os quais terão autoridade para a implementação, operação e controle eficaz dos processos elaborados.

A elaboração de procedimentos ambientais é prática fundamental para organizações que estão almejando a ISO 14.001. A elaboração destes permite uma abordagem sistemática de controle de aspectos e impactos ambientais relevantes para a organização e sob as quais ela tenha um interesse em promover uma melhoria contínua, aumentando assim o seu desempenho ambiental.

Os procedimentos devem estar disponíveis e adequados para uso, onde e quando forem necessários. Devem conter título, data, autor, controle de alterações, local de armazenamento e tudo o que for necessário para se ter confiança de que as etapas sejam realizadas conforme planejadas e que os resultados sejam obtidos conforme o esperado.

Os POP’s dotados de uma abordagem ambiental devem ser destinados a todos os níveis hierárquicos da organização, a fim de que a organização adote uma postura verdadeiramente estratégica quanto a este quesito, demostrando seu comprometimento com as questões ambientais e a cultura da organização. Neste sentido os POP’s devem estabelecer controles apropriados para assegurar que os requisitos ambientais sejam atingidos, devem ser coerentes com a perspectiva do ciclo de vida, devem manter processos necessários para preparar-se e responder a potencias situações de emergência, conforme identificados no Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais – LAIA, devem ser elaborados visando atender aos requisitos legais e dos clientes, entre outros, a fim de que a organização alcance os resultados almejados conforme sua Política Ambiental.

A Sinergia Engenharia elabora procedimentos ambientais para clientes de assessorias ambientais, bem como organizações que estão almejando uma certificação ambiental.

Juliana de Moraes Ferreira
Juliana de Moraes Ferreira
Engenheira Ambiental e Especialista em Gestão de Energia

Deixe um comentário

avatar
  Increver-se  
Notificar-me

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!